O objetivo é debater sobre o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal
O objetivo é debater sobre o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal | Foto: Shutterstock



Será realizado nesta quinta-feira (16), no Centro de Eventos do Parque de Exposição Arthur Hoffig, em Cornélio Procópio, o Fórum de Debate Regional sobre o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, promovido por Grupo de Médicos Veterinários da Região, as Vigilâncias Sanitárias, a 18ª Regional de Saúde, Prefeitura Municipal e a Sociedade Rural do município. O evento é dirigido a produtores rurais que têm interesse na agroindustrialização.

O objetivo é estabelecer o diálogo entre as esferas federal, estadual e municipais para a implementação do SIM/POA - Serviço de Inspeção Municipal, com enfoque ao SISBI/POA - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, com base na Lei Federal nº 8.171 de 17 de janeiro de 1991 e demais legislações.

São produtos de origem animal a carne, o leite, o mel e todos os derivados. Em produtos de origem vegetal, os avanços vêm acontecendo com a normatização no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde), entre a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), secretarias de Estado e secretarias municipais de Saúde.

A legislação vem promover avanços no combate à clandestinidade de alimentos, diminuindo riscos à saúde, e incrementar a política de segurança alimentar e nutricional, de promoção da renda, e o desenvolvimento dos municípios.

Estarão presentes lideranças do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Serviço de Inspeção do Paraná da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), secretários municipais da Agricultura e Saúde, além os técnicos da Emater e produtores e empresários ligados à atividade.

Inscrições e informações no escritório da Emater de Cornélio Procópio pelo telefone (43) 3254-3150