Novos pavilhões estão sendo construídos no campus da Uenp para as aulas do novo curso
Novos pavilhões estão sendo construídos no campus da Uenp para as aulas do novo curso | Foto: Comunicação Prefeitura de Cornélio Procópio/Divulgação



A Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) recebeu autorização do governo do Estado para implantar o curso de medicina. Ao todo, serão criadas 40 vagas no campus de Cornélio Procópio. O investimento será de, aproximadamente, R$ 38 milhões, segundo informou a reitora da Uenp, Fátima Padoan.

Conforme a reitora, os valores serão liberados pelo governo do Estado ao longo dos seis primeiros anos de curso. A quantia será utilizada para a contratação de professores e a construção de quatro laboratórios. Grande parte da estrutura física necessária já foi concluída e o custo anual para a manutenção do curso é estimado em R$ 7 milhões.

A oferta da graduação de medicina é uma reivindicação antiga da comunidade. Com a autorização para dar início às atividades, a reitora avalia que haverá reforço nos atendimentos da saúde em toda a região. O curso será ofertado em Cornélio Procópio, mas os alunos terão aulas em outras quatro cidades.

"A parte de técnicas operatórias será realizada em Bandeirantes. Teremos um convênio com a Santa Casa de Jacarezinho para a parte de traumatologia. Na cidade de Santo Antônio da Platina teremos todas as atividades práticas na área de obstetrícia e pediatria. Além disso, temos a parte de dermatologia em que as atividades práticas serão realizadas em São Jerônimo da Serra. O que nós quisemos com esse projeto é aproveitar o que há de melhor na nossa região", destaca.

O deslocamento dos estudantes já foi programado e ocorrerá por meio de transporte disponibilizado pela universidade. A primeira turma deve iniciar as atividades até 2020. A expectativa agora é pela conclusão das obras do Hospital Regional de Cornélio Procópio, paralisadas desde julho de 2015 após questionamentos no contrato firmado entre a empreiteira e a prefeitura.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, afirma que o local pode ser transformado em hospital universitário no futuro para auxiliar a formação dos estudantes e o desenvolvimento de pesquisas. A autorização para a Uenp, conforme o secretário, atende demanda por novos profissionais na região.

"No processo de criação dos cursos fica demonstrada a necessidade da formação naquela área, na região e no próprio Estado. Nós temos a informação de que no Brasil temos 2,2 médicos para cada mil habitantes e isso não tem uma distribuição uniforme. Existem regiões em que esse quantitativo é inferior como na região da cidade de Cornélio Procópio e das cidades vizinhas", comenta Sperandio.

O curso de medicina já é ofertado em outras cinco universidades estaduais em Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Guarapuava. Na mesma solenidade de assinatura do decreto que autorizou a abertura do curso na Uenp, a governadora Cida Borghetti assinou a implantação do curso de nutrição na UEL (Universidade Estadual de Londrina). A primeira turma também deve iniciar as atividades em 2020.

MANIFESTO
O anúncio da implantação do novo curso em Cornélio Procópio gerou o descontentamento de integrantes da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro). Para a associação, a graduação deveria ser autorizada para uma das instituições dos municípios que fazem parte do Norte Pioneiro.

Por meio do manifesto, a entidade argumenta que "Cornélio Procópio está a apenas 50 km de Londrina e já existem cursos de medicina". "Em Cornélio Procópio ainda estão sendo construídos prédios para isto. Já em nossa região, como é o caso de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, temos estrutura pronta. O Norte Pioneiro está a 150 km de Londrina e Marília e a 200 km de Ponta Grossa onde existem este referido curso", diz o manifesto. A associação pede a derrubada do decreto e pretende coletar assinaturas dos moradores da região para formalizar a reivindicação junto ao governo do Estado. Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, a aprovação do novo curso já beneficia toda a região. A Uenp possui campus nas cidades de Cornélio Procópio, Bandeirantes e Jacarezinho.