Jacarezinho - O número de inscritos para o vestibular indígena deste ano no Estado do Paraná superou a expectativa da comissão organizadora do concurso. Eram esperadas cerca de 300 inscrições, mas o número de candidatos foi quase 30% a mais, chegando a 418, o que demonstra o interesse cada vez maior das comunidades indígenas pelo ensino superior. Os candidatos pertencem a todas as reservas indígenas do Estado.
No vestibular indígena as universidades oferecem vagas suplementares aos candidatos, o que não tem nada a ver com o sistema de cotas. São seis vagas em cada instituição estadual e mais 10 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), num total de 52 vagas. O número médio é de oito candidatos por vaga. Os cursos de licenciatura são os mais procurados.
As provas serão realizadas hoje e amanhã no Centro de Ciências Humanas e da Educação do campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), em Jacarezinho. Hoje, os candidatos vão se submeter a uma prova oral.
Esta é a primeira vez que a instituição é sede do concurso, que a cada ano é realizado em uma das universidades estaduais em sistema de rodízio.

mockup