Comércio tem queda de 4,87% nas vendas de Natal
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
Luiz Guilherme Bannwart<br> Especial para a FOLHA 
Santo Antônio da Platina - As vendas de Natal no comércio de Santo Antônio da Platina este ano foram 4,87% menor comparado ao mesmo período em 2014, conforme estatística apresentada pela Associação Comercial e Empresarial do município (Acesap). O levantamento mostra também que a inadimplência cresceu 47,3% em 2015.
De acordo com a Acesap, os dados são do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC BRASIL) e revelam que houve retração nas vendas do comércio local desde o início do ano, em decorrência ao cenário econômico do país.
Segundo a Acesap, o desaquecimento nas negociações - principalmente nas datas comemorativas - está associado a diversos fatores, como por exemplo: o aumento de despesas fixas com contas de água, luz, aluguéis, combustível e supermercado, associado ao medo do consumidor de se endividar.
Outro fator preponderante apontado pelo levantamento para justificar a queda das vendas no comércio ao longo de 2015 são as compras pela internet, que cada vez mais atraem os consumidores com ofertas que os lojistas dificilmente terão condições de oferecer aos clientes por conta do auto custo operacional nas empresas.
A estatística revelou, ainda, que este ano os consumidores optaram pelas populares "lembrancinhas de Natal" para não se endividarem. Foi exatamente a oferta de artigos para presente com valores considerados baixos, com pagamento à vista, a estratégia do empresário Luiz Nunes Faria, em suas lojas de calçados e acessórios instaladas no centro da cidade.
"Desde janeiro prevíamos um ano difícil e que seria necessário oferecermos algo diferente para, ao menos, mantermos as vendas. Apostamos em opções de presentes mais acessíveis e, mesmo diante da grave crise econômica, ainda sim registramos um crescimento em torno de 5%, em média, durante todos os meses de 2015. No entanto, o que ouvimos dos representantes comerciais que nos atendem é que houve uma queda em torno de 20% no comércio regional este ano", revelou o empresário.
Apesar dos resultados ruins para a maioria das empresas, a expectativa dos proprietários é positiva para o início de 2016 com o lançamento de promoções diferenciadas para atrair os consumidores e minimizar os prejuízos.


