Cidades Digitais depende de projetos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Eli Araujo<br>Reportagem Local 
Bandeirantes - Outras cidades do Norte Pioneiro poderão ser beneficiadas pelo programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações, desde que cumpram os requisitos necessários e apresentem seus projetos quando houver uma nova chamada pública.
A afirmação é da secretária nacional de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, que esteve na última sexta-feira em Bandeirantes para acompanhar o projeto que está sendo implantado na cidade.
Lygia também esclareceu dúvidas de representantes de outras três cidades da região que serão contempladas com o programa a partir do próximo ano. São as cidades de Santo Antônio da Platina, Jacarezinho e Ibaiti. Não houve representantes de Jaguariaíva na reunião porque, oficialmente, a cidade não faz parte do Norte Pioneiro.
Os critérios exigidos para que o município ingresse no programa são os seguintes: ter menos de 50 mil habitantes, baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e baixa participação na internet banda larga. O programa tem como objetivos modernizar as administrações municipais, e facilitar o acesso da população aos serviços públicos.
A cidade de Bandeirantes fez parte do grupo de 80 cidades brasileiras onde o projeto foi implantado em caráter experimental. As outras cidades do Norte Pioneiro foram selecionadas na segunda etapa de implantação do projeto, que selecionou 262 cidades entre cerca de 1.900 inscritas de todo o País.


