Cada edificação do projeto implantado na Paraíba abriga duas unidades habitacionais
Cada edificação do projeto implantado na Paraíba abriga duas unidades habitacionais | Foto: Fotos: Divulgação



O projeto piloto de um condomínio exclusivo para pessoas idosas será instalado no município de Jaguariaíva. A ideia, chamada de Projeto Cidade Madura, está sendo trazida do Estado da Paraíba, cuja experiência tem se tornando referência no País. Na última semana, o prefeito José Sloboda e comitiva da Cohapar visitaram duas unidades desse condomínio nas cidades Guarabira e João Pessoa.

Para a visita técnica, acompanharam o prefeito de Jaguariaíva o secretário de Infraestrutura e Habitação do município, Sérgio Cruz, e a secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama do município, Cleia Sloboda. Além de conhecer a estrutura dos condomínios, eles participaram de reuniões na Cehap (Companhia Estadual de Habitação Popular).

Para a equipe foram apresentados aspectos do projeto, que tem conquistado vários prêmios. Segundo o superintendente de programas da Cohapar, Kewin Kuhlemann, antes de escolher o Cidade Madura, foram analisadas outras iniciativas na área habitacional voltada à terceira idade. Após mapeamento, concluiu-se que o projeto da paraibano é o que melhor se aproxima do conceito que a Cohapar busca, principalmente no que se refere à gestão do condomínio.

Cerca de R$ 5 milhões devem ser investidos na obra. Com boas expectativas para efetivação do programa, Sloboda destacou que o município possui o terreno destinado ao projeto, que já está em fase de elaboração pela Cohapar. Ele agradeceu a escolha de Jaguariaíva para a instalação do projeto, feita pela governadora Cida Borghetti. "Fomos escolhidos por termos capacidade de desenvolvimento e estarmos com vários projetos habitacionais em andamento", disse o prefeito ressaltando os estudo realizados para a seleção.

O condomínio fechado é dotado de núcleo de saúde, centro de vivência, praça, horta comunitária e pista de caminhada
O condomínio fechado é dotado de núcleo de saúde, centro de vivência, praça, horta comunitária e pista de caminhada



CIDADE MADURA
Criado pelo Governo do Estado da Paraíba em 2011, o Cidade Madura atende hoje pessoas idosas em cinco municípios paraibanos, sendo eles João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras e Sousa. Sua principal característica é a de ser um condomínio fechado, dotado de núcleo de saúde, centro de vivência, praça, horta comunitária e pista de caminhada.

Nesse condomínio o urbanismo e as edificações seguem regras de acessibilidade para idosos. Cada edificação abriga duas unidades. O uso das moradias é concedido pelo poder público aos beneficiários, que podem usá-las até o fim da vida ou enquanto tiverem interesse em nela permanecer. Depois, são repassadas aos próximos idosos cadastrados no programa e assim por diante. Para participar é preciso ter 60 anos ou mais e ter renda de até cinco salários mínimos.