Arapoti – A Cooperativa Agroindustrial de Arapoti (Capal) está participando de um dos maiores empreendimentos da suinocultura paranaense, que reúne mais duas cooperativas dos Campos Gerais. A participação na sociedade é proporcional ao volume de produção de suínos de cada cooperativa: a Castrolanda, de Castro, tem 55%; a Batavo, de Carambeí, 25%, e a Capal, de Arapoti, 20%.
A unidade industrial está sendo construída no município de Castro. A primeira etapa da obra está em fase final e deve ser concluída até o mês de maio. O frigorífico vai entrar em operação apenas no setor de abate, com capacidade para abater 2,3 mil suínos por dia.
A industrialização integra a segunda fase das atividades, com a produção de derivados de suínos, como presuntos, tender, bacon, salames e mortadelas. Nesta etapa, a capacidade de abate deverá chegar a 9 mil animais por dia.
O gerente do frigorífico, Ivonei Dorigon, informa que o setor industrial deve entrar em operação em janeiro de 2015.
O investimento na primeira fase é de R$ 120 milhões, financiados por dois bancos de desenvolvimento e recursos próprios das cooperativas. Ainda não há estimativa para os investimentos da segunda etapa.
Em sua fase final, o frigorífico vai gerar 1.800 empregos diretos e 5 mil indiretos. (E.A.)

mockup