A professora do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora do Rosário, Andréia Godoy, identificou no conteúdo "Animais de estimação" a oportunidade de expandir o aprendizado para além da sala de aula e criou a campanha "Somos todos vira-latas". O objetivo é promover a conscientização sobre a proteção e o bem-estar animal e, ainda, arrecadar ração para a ONG Ângelo Picone, em Cornélio Procópio.

O projeto foi direcionado aos alunos do 2º ano  do Colégio Nossa Senhora do Rosá
O projeto foi direcionado aos alunos do 2º ano do Colégio Nossa Senhora do Rosá | Foto: Divulgação



O projeto foi direcionado aos alunos do 2º ano e contou com o apoio das professoras Andressa Felipe, Gisele Melchior e Graziele Souza. "O Coleginho (como é conhecida a escola) integra o conteúdo didático à vivência prática e aos valores cristãos. Assim, a campanha nasceu para sensibilizar os estudantes a respeito das dificuldades que os cachorros abandonados enfrentam e, logo, se transformou em uma grande mobilização, resultando na participação efetiva de todo o Colégio", disse Godoy.

Os participantes elaboraram cartazes e panfletos e os distribuíram em todos os departamentos, salas de aula da Educação Infantil ao Ensino Médio e avançaram para fora do Colégio, abrangendo familiares, vizinhos e amigos.

Durante a abordagem, os estudantes explicaram a situação em que os animais abandonados vivem, como tornar a vida deles mais digna, a importância de não envenenar, bater ou atropelar intencionalmente e solicitaram a doação de ração.

O local para arrecadação ganhou um painel confeccionado pelos alunos, decorado com fotos de seus animais de estimação e cachorros feitos de sucata. As doações foram entregues aos representantes da ONG Ângelo Picone, responsável por atender mais de 10 mil animais abandonados.