''Com um alqueire de café, uma família vive'', segundo a experiência de Sebastião Vitor da Silva, que já teve dois alqueires com a cultura e hoje produz em dois mil metros quadrados na zona urbana de Terra Nova, distrito de São Jerônimo da Serra. De 560 pés no quintal de Sebastião, o café evolui para 300 mil na Fazenda Lagoa Grande, que mantém oito famílias de porcenteiros (a 40%) morando, além de contratar trabalhadores extras.
''Na colheita, temos 100 pessoas por aqui'', diz o proprietário, Dirceu Scerbo, indicando que a cafeicultura volta a ser relevante no distrito, apesar de modesta em comparação à representatividade no passado.
Em São Jerônimo da Serra, a área em produção ainda é inferior aos 1.560 hectares plantados e a valorização se deve ao equilíbrio com a procura, à qualidade e organização: a máquina ambulante da Associação dos Agricultores beneficia o café nas propriedades e o põe limpo no saco. A expectativa é de que o preço para os melhores cafés em 2012 seja de R$ 500 por saca beneficiada, no mínimo; a próxima safra, conforme a previsão, será ajustada aos volumes de exportação (30 milhões de sacas) e ao consumo interno (20 milhões), praticamente sem sobras.
Terra Nova também produz café orgânico, motivo de consulta à Prefeitura de interessado em instalar uma torrefação específica no distrito, disse o chefe da seção de tributação na Prefeitura, Zeca Custódio. E há uma peculiaridade valiosa, explica Dirceu Scerbo: ''O café do Paraná geralmente é de bebida dura, mas o da nossa região bebe mole, igual café mineiro, por causa da altitude e o clima''. Por isso vale mais. E lá não geou neste ano.
Só 26% do território paranaense têm altitude superior a 800 metros; Terra Nova situa-se acima de 900 nas áreas agricultáveis e atinge 1 mil metros no Morro do Táfete. Conforme o Atlas do Paraná, em tais altitudes influem quatro fatores macroclimáticos decorrentes da situação do Estado no ''afunilamento'' do extremo-sul brasileiro, banhado pelo Oceano Atlântico e atravessado pela linha do Trópico de Capricórnio (latitude 23º27'S). Terra Nova é um ponto na linha reta de 150 quilômetros cruzando o Vale do Tibagi entre Apucarana (centro norte) e Ventania, a nordeste, faixa de transição para os Campos Gerais.
Francisco Scerbo chegou a Terra Nova em 1961, entre outros pioneiros procedentes do Patrimônio Regina, em Londrina. Comprou cinco alqueires e mais tarde acrescentou 15, um ''sitiozinho'' legado a família, que o vendeu. Dirceu Scerbo, filho de Francisco, conta que já havia trabalhado em duas grandes empresas atacadistas, J. Alves Veríssimo e Casas Alô, Brasil, quando deliberou, na década de 90, seguir pelo caminho do pai e encontrou áreas a preços convenientes e formou, entre 1996 e 2005, a Fazenda Lagoa Grande, onde continua a investir em equipamentos, tulhas, moradias dos parceiros, máquinas etc.
São 73 alqueires distribuídos entre a pecuária bovina e 300 mil cafeeiros; um novo componente é o eucalipto, nas áreas mais acidentadas. Do total de cafeeiros, 260 mil estão produzindo, em diferentes estágios, com assistência agronômica e previsão de 2.500 sacas beneficiadas em 2012, o que corresponde a uma produtividade muito boa, segundo Dirceu. Há lavouras em fase de serem substituídas, outras chegando aos três anos e aquelas em manejo; a produtividade, portanto, não é homogênea no geral. Com três variedades o plantio obedece a espaçamentos diferentes, o adensado em menor escala. Nos pontos mais altos a proteção das lavouras contra o vento (''corta-vento'') é com bananeiras, que cumprem perfeitamente a finalidade e ainda dão o fruto (geralmente, cafeicultores usam grevília). Já estão disponíveis 40 mil mudas para substituir lavouras e iniciar outras.
Há fartura de carneiros e frangos. ''Aqui o visitante pode escolher o frango para o almoço'', sugere Dirceu, casado com dona Aparecida, dos Cantagalli do Heimtal. Próximo à residência, está o lago, com muito peixe, que justifica o nome da propriedade.

Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova
Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova Café tipo mineiro nas alturas de Terra Nova