O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Tim Sul, Sercomtel Celular e Companhia de Informática do Paraná (Celepar) integraram suas tecnologias agrícola, de comunicação e de informação para auxiliar o agronegócio paranaense. Os cafeicultores do Norte do Estado poderão receber pelo telefone celular, através do sistema SMS (Short Message System), o serviço de Alerta Geada. O novo serviço é inédito no País.
O serviço permite ao produtor receber com antecedência em seu celular o aviso de previsão de geada, podendo adotar as medidas de proteção recomendas. O Alerta Geada pelo celular funcionará integrado ao ''Serviço de Alerta Geada'', desenvolvido pelo Iapar e Sistema de Informação Meteorológica do Paraná (Simepar). O Iapar enviará o alerta para a Celepar, que remeterá a informação para a TIM e Sercomtel, que colocarão a mensagem nos aparelhos celulares de seus usuários. O novo serviço vai permitir que os cafeicultores recebam o aviso com antecedência de 24 horas a 48 horas.
''A vantagem do celular é que a pessoa está sempre com ele. A informação enviada não se perde e chega mais rápido. Colocamos a mensagem na hora certa e da forma certa'', diz Sérgio Souza, da TIM. Para Florindo Dalberto, do Iapar, o Alerta Geada pelo celular é apenas o começo de um amplo leque de possibilidades e serviços potenciais que a parceria entre as empresas poderá gerar.
''Os cafeicultores de toda a região vão receber com entusiasmo este novo serviço prestado ao setor'', diz o diretor técnico da Sercomtel, Flávio Borsato.
A assessora de planejamento da Celepar, Maria Alexandra Cunha, lembra que o novo serviço está integrado ao e-Paraná, o portal eletrônico do governo do Estado, que tem um volume de 10 milhões de acessos/mês e já disponibiliza o Alerta Geada via internet. ''Essa é mais uma tecnologia a serviço do produtor rural, das prefeituras, técnicos e órgãos ligados ao agricultor, que às vezes não conseguem acesso à internet, e agora têm uma nova ferramenta para se prevenirem contra os prejuízos da geada''.
Os cafeicultores interessados em receber o Alerta Geada pelo celular devem cadastrar os números de seus celulares via internet, no endereço www.pr.gov.br/iapar/geada. Outra novidade adotada pelo Iapar este ano é a implantação do serviço de mensagem pelo telemarketing. Como no sistema SMS, o cafeicultor precisa se cadastrar no endereço http://www.pr.gov.br/iapar.
O Serviço de Alerta para Geada foi criado há oito anos. Diariamente, são emitidos boletins sobre as previsões de temperatura e, sempre que necessário, do risco de ocorrência de geadas com potencial de danos à cafeicultura. Os avisos são emitidos pelo Serviço Disque Geada (391-4500) e pela internet (www.pr.gov.br/iapar). Os serviços são gratuitos. No Disque Geada, o custo é de uma ligação normal (local ou interurbano) para um telefone fixo.

mockup