SGBI funcionará na sede atual do Corpo de Bombeiros até a conclusão das obras do novo quartel
SGBI funcionará na sede atual do Corpo de Bombeiros até a conclusão das obras do novo quartel | Foto: Luiz Guilherme Bannwart/Divulgação


A partir desta quarta-feira(5) iniciam-se oficialmente as atividades do SGBI (Subgrupamento de Bombeiros Independente), que substitui a Seção de Bombeiros de Santo Antônio da Platina, passando agora a responder diretamente ao comando do Corpo de Bombeiros do Paraná. O decreto de elevação foi assinado pela governadora Cida Borghetti no dia 12 de novembro. O SGBI terá uma estrutura composta por vários oficiais (comandante, subcomandante, chefe de seção do estado-maior entre outros) e, consequentemente, mais agilidade nas respostas operacionais e administrativas, que antes dependiam do 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina.

De acordo com o comandante do 3º GB, major Ezequias de Paula Natal, "trata-se de uma demanda antiga do Corpo de Bombeiros do Paraná e também de lideranças de Santo Antônio da Platina e municípios da região". O oficial ressalta o apoio do governo do Estado, e de lideranças políticas da região, "que sempre buscaram aprimorar as atividades do Corpo de Bombeiros no Norte Pioneiro, bem como agilizar os serviços administrativos, os quais muitos deles eram resolvidos na sede do 3º Grupamento de Bombeiros na cidade de Londrina."

O major salienta que com a elevação e efetivação do Subgrupamento de Bombeiros Independente os processos ficarão muito mais ágeis, permitindo também inovar as ações de bombeiro no Norte Pioneiro. "Quando comandei o Corpo de Bombeiros de Jacarezinho nós lançamos a semente para implantação de uma unidade da corporação em Santo Antônio da Platina, que foi efetivada alguns anos depois. O SGBI é uma vitória para a população norte-paranaense", pondera.

O oficial explica que o quartel de Jacarezinho torna-se agregado ao SGBI de Santo Antônio da Platina, e que também há projeção para a criação de mais uma unidade de Bombeiro Militar, transformando, a médio prazo, o Bombeiro Comunitário de Ibaiti em Bombeiro Militar. "Além de Jacarezinho, nós faremos um círculo a partir de Cambará a Ibaiti, e Wenceslau Braz, municípios que passam a pertencer ao SGBI."

SOLENIDADE

A efetivação do Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) acontece hoje, às 15h30, no quartel de Santo Antônio da Platina. Na solenidade, assume como comandante o capitão Angelino José de Siqueira, que respondia pelo Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio.

NOVO QUARTEL

A construção do novo quartel está prevista para ser iniciada ainda este ano e deverá ficar pronta em 24 meses. A edificação com 2.163 m² será a maior do Estado, construída em uma área com mais de cinco mil metros quadrados e está orçado em R$ 9.404.383,13. A corporação será instalada no imóvel onde funcionava o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), na Vila São José, em Santo Antônio da Platina. A unidade contará com sala de aula, alojamento, miniauditório, rampa para as viaturas entre outras estruturas necessárias para o funcionamento de toda a parte operacional e administrativa. O local estará equipado para funcionar, futuramente, como escola de formação de bombeiros militar.