Audiência pública discute lixo domiciliar
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Marcos André de Brito <br> Especial para a Folha 
Cornélio Procópio - A discussão dos aspectos institucionais e legais sobre gerenciamento de resíduos sólidos foi tema de uma audiência pública, em Cornélio Procópio, na última semana. O evento reuniu mais de 100 pessoas no anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná a UTFPR. A principal palestra foi com o engenheiro Fernando Fernandes, técnico em saneamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que abordou a nova visão sobre os resíduos sólidos e as formas corretas de sua destinação final.
A preocupação com a qualidade de vida da população foi a tônica da audiência, que tratou ainda sobre sistema de compostagem, licenças ambientais, o tratamento ideal do chorume, entre outros assuntos relacionados ao lixo doméstico.
O município já possuiu em funcionento uma das maiores usinas de reciclagem e aterro sanitário do Norte Pioneiro e, na avaliação de Fernandes, a periodicidade da coleta de lixo é satisfatória. O programa de coleta seletiva implantado pela prefeitura também corresponde às expectativas. Com isso, a população a cada ano se motiva ainda mais para separar o material reciclável. ''A meta é buscar o equilíbrio ideal, desde a coleta nas residências até a destinação final, visando sempre a proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. Cornélio Procópio está no caminho certo'', ressaltou Fernandes. Na UEL, ele participa de um grupo de pesquisa sob o tema Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, com outros seis pesquisadores, desenvolvendo estudos nessa área.
Durante a abertura da audiência, o prefeito Amin Hannouche (PP), destacou os esforços do município para melhorar o serviço, com a proposta de novos investimentos no setor. Além da manutenção do aterro sanitário, a prefeitura, segundo ele, busca recursos e incentivos para aquisição de novos caminhões coletores de lixo, equipamentos para ampliar a capacidade de atendimento do aterro e no treinamento de pessoal. ''Os estudos que estamos realizando com os técnicos da UEL, nos dará condições de melhorar não só o serviço prestado à comunidade, mas também as condições das pessoas que trabalham no processo'', disse Amin.
Representantes da sociedade civil organizada, movimentos sociais e autoridades também participaram da audiência.


