Por iniciativa própria, estudantes desocuparam o Colégio Estadual Rio Branco, em Santo Antônio da Platina, no fim da tarde de sexta-feira, visando não atrapalhar o Enem
Por iniciativa própria, estudantes desocuparam o Colégio Estadual Rio Branco, em Santo Antônio da Platina, no fim da tarde de sexta-feira, visando não atrapalhar o Enem | Foto: Antônio de Picolli/Divulgação



Santo Antônio da Platina - Apenas quatro colégios estaduais permanecem ocupados no Norte Pioneiro. Nos últimos 15 dias, 24 estabelecimentos de ensino foram tomados pelos estudantes na região em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que prevê limite de gastos com a educação, e a Medida Provisória, que propõe reforma do ensino médio. O fim das manifestações vem acontecendo de forma organizada e pacífica na região.
O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho foi o que mais registrou ocupações, dez no total. A maioria dos colégios já retomou as atividades na segunda-feira (31). Segundo o órgão, as negociações para o fim do protesto permanecem com alunos de três estabelecimentos em Jacarezinho e um em Cambará.
De acordo com a assessoria do NRE, na tarde de segunda-feira, a Justiça concedeu ao Estado liminar de reintegração de posse dos colégios Marques dos Reis, José Pavan e Anésio de Almeida Neto, em Jacarezinho. Em Cambará, a decisão judicial foi anunciada na sexta-feira. Entretanto, o órgão informou que negocia a desocupação junto aos estudantes de forma amistosa como aconteceu na quinta-feira no Colégio Estadual Hermínia Lupion, em Ribeirão do Pinhal. "Foi tudo muito tranquilo. Os alunos foram informados da decisão judicial e a cumpriram. Da mesma forma deve ocorrer nos colégios que ainda permanecem ocupados", avalia a chefe do NRE de Jacarezinho, Magda Cristina Souza Nogueira.
Em Santo Antônio da Platina, os colégios Rio Branco e Moralina Eleutério foram desocupados na última sexta-feira e no domingo, respectivamente. A iniciativa partiu dos próprios alunos. "O movimento demonstrou que os alunos têm voz ativa e são a favor de uma escola mais humanitária. Assim como a decisão pela ocupação foi respeitada, apesar de alguns contrapontos, entendemos que a permanência dos alunos no colégio seria prejudicial em vários aspectos. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, que acontece no próximo fim de semana em todo o País é um deles e não pode sofrer as consequências das manifestações. Isso é democracia, e por isso decidimos deixar o estabelecimento, mas continuaremos lutando por nossos ideais", justifica a estudante Lygia Ribeiro.
O Núcleo Regional de Ibaiti informou que houve ocupações em Siqueira Campos, Guapirama, Japira e Tomazina. Na área do NRE de Wenceslau Braz, o órgão registrou manifestações dos alunos em apenas um colégio da cidade e outro em Santana do Itararé. Os protestos nestes locais terminaram sem a necessidade de intervenção judicial.
De acordo com a chefe do Núcleo Regional de Cornélio Procópio, Maria Aparecida Ribeiro de Oliveira, três colégios foram ocupados na cidade, um em Congonhinhas, dois em Assaí, um em Leópolis e um em Santa Mariana. A Justiça determinou a reintegração de posse apenas em Cornélio Procópio, mas os alunos desocuparam os estabelecimentos de ensino de forma democrática.

mockup