'Ações para combater violência perderam força"
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de janeiro de 2017
Luiz Guilherme Bannwart<br>Reportagem Local 
Santo Antônio da Platina - Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, José Alex Figueira, as ações iniciadas no último trimestre do ano passado para combater a violência em Santo Antônio da Platina perderam força. Segundo avalia, mesmo diante da gravidade o assunto caiu no esquecimento. "Infelizmente, o ano para os brasileiros só começa após o carnaval. Estamos vivendo uma onda de violência sem fim motivada pelo tráfico de drogas na cidade, e as discussões para solucionar o problema não evoluíram. Tivemos duas reuniões importantes no fim do ano passado, mas elas pouco adiantaram", pondera.
De acordo com o levantamento apresentado em novembro pelo Sindicado do Comércio Varejista ao Comando Geral da Polícia Militar em Curitiba, entre abril e setembro do ano passado foram registrados 60 roubos na cidade, quase o dobro do número de ocorrências contabilizado pela PM no semestre anterior.
Proprietário de uma farmácia no centro da cidade, Figueira foi assaltado quatro vezes, duas delas num intervalo de 90 dias, o que o fez tomar decisões importantes em razão da falta de segurança. "Uma delas foi a interrupção do recebimento de boletos bancários que movimentavam grande quantidade de dinheiro todos os dias. Os assaltantes observavam a movimentação nos caixas, e agiam indiscriminadamente colocando os clientes e funcionários em risco", relata.
Para o sindicalista, a população precisa se mobilizar incessantemente contra a violência, e que as ações devem ser imediatas. "O recesso no judiciário somado às mudanças no Executivo e no Legislativo prejudicam o desenvolvimento dos trabalhos, porém são perfeitamente compreensíveis. No entanto, os argumentos não podem ser usados como desculpa para deixar o problema cair no esquecimento", cobra Figueira. (L.G.B.)


