Abatiá comemora 64 anos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Marcos André de Brito <br> Especial para a FOLHA 
Abatiá - As festividades do aniversário de Abatiá começam amanhã, às 9 horas com o hasteamento das bandeiras na Prefeitura, na sequência terá apresentação da Fanfarra Municipal. O município completa 64 anos de emancipação política e administrativa no próximo domingo. Na programação da festa, segundo a secretária de Educação Miriam Rosemary de Oliveira Santim, amanhã à noite a população está convidada para o ''Momento Cultural'', com a apresentação do Coral Municipal, do Grupo de Flautas e do Coral Infantil Padre Elói Morawietz, às 20 horas, na Câmara de Vereadores.
No domingo, dia oficial do aniversário, as festividades terão início a partir das 9 horas com o bingo e com o 2º Encontro de Bandas e Fanfarras e, às 19 horas, realiza-se a Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz. Às 21 horas, show com a banda Fruto Proibido e o concurso para a escolha da Rainha da 13 Festa do Peão de Rodeio de Abatiá, no Centro de Eventos Antônio Pinheiro da Costa.
Os preparativos para a tradicional Festa do Peão estão sendo intensificados e a progamação deve mobilizar a juventude de toda a região. Apesar de ocorrer entre os dias 10 e 13 de novembro, integra as comemorações do aniversário do município e estão previstos rodeios em touros e cavalos. Peões de todo o país já confirmaram presença no evento que terá ainda praça de alimentação e uma moderna estrutura de arquibancadas e palco para shows.
Segundo o prefeito Irton Oliveira Muzel, a programação oficial do Rodeio tem início no dia 10, a partir das 21 horas com a abertura oficial, rodeio em touros e cavalos e ainda baile com a Banda Bom Demais. No dia 11, a partir das 21 horas, rodeio e em seguida show com a Banda Detroit. No sábado, dia 12, às 21 horas, rodeio mirim e rodeio em touros e cavalos, seguido de show com a Banda Bailanta. No dia 13, a partir das 9 horas, cavalgada pelas principais ruas e avenidas de Abatiá, com a presença de caravanas de toda a região, cavaleiros e amazonas. A partir das 20 horas, rodeio mirim e em touros e cavalos e show com a Banda Cowboys do Asfalto.
História
Como muitos municípios do Norte Pioneiro, Abatiá também tem seu nome ligado à língua Tupi Guarani, inspirada nos cabelos do milho: ''Aba'' significa cabelo; ''ti'', brancos ou alourados e ''á'' semente, o grão de milho. A cidade já foi conhecida como Carvalhópolis e Lageado, antes de sua emancipação em 1947, quando se desmembrou de Santo Antonio da Platina. O primeiro prefeito foi Augusto Pereira de Avelar, que na época era intérprete dos índios que ainda viviam na região.
A primeira Câmara Municipal foi composta pelos vereadores Everaldo Reis da Rocha, Octacílio Ferreira Fortes, Ataliba Cândido de Oliveira, Domingos Lourenço, Pedro Toledo Bueno, Eupídio Piazera Nelson Batista de Carvalho, Benedito Augusto de Oliveira, Wilson Zumbano.
Até o segundo ano de existência Abatiá não possuía rede elétrica, que só chegou ao município em 1949, mesmo ano em que foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Aparecida de Abatiá, desmembrada de Ribeirão do Pinhal. O decreto, datado de 8 de dezembro de 1954, foi assinado pelo bispo Dom Geraldo de Proença Sigaud, nomeando para vigário o padre Celso Michels.
O município tem na agricultura e na pecuária sua maior fonte de renda. Grande parte da população, hoje estimada em cerca de 7.800 habitantes, vive em pequenas e médias propriedades rurais.


