Cam­ba­rá - Com 10 em­pre­sas atuan­do em di­ver­sos seg­men­tos do ra­mo ali­men­tí­cio, o mu­ni­cí­pio de Cam­ba­rá, tem se des­ta­ca­do no Nor­te Pio­nei­ro por seu po­ten­cial eco­nô­mi­co.
  Só no ano pas­sa­do a re­cei­ta do mu­ni­cí­pio foi de R$ 31 mi­lhões - 8% des­te va­lor, pou­co ­mais de R$ 2,4 mi­lhões, es­tá di­re­ta­men­te li­ga­do à pro­du­ção de ali­men­tos. A es­ti­ma­ti­va é que, de for­ma di­re­ta e in­di­re­ta, as in­dús­trias res­pon­dam por apro­xi­ma­da­men­te 5 mil pos­tos de tra­ba­lho. Atuan­do na ci­da­de es­tão em­pre­sas co­nhe­ci­das no se­tor, co­mo a Yo­ki.
  En­tre os pro­du­tos fa­bri­ca­dos na ci­da­de es­tão ce­reais, le­gu­mi­no­sas, es­pe­cia­rias, con­di­men­tos, mo­lhos, tem­pe­ros, ­chás, do­ces ba­ta­tas fri­tas, bis­coi­tos, ­pães, cre­mes de mi­lho e até mes­mo ra­ção ani­mal.
  In­te­res­san­te no­tar que boa par­te das in­dús­trias são na­tu­rais de Cam­ba­rá co­mo, por exem­plo, a Bis­coi­tos ­Luam, a Mi­che­la­to Ali­men­tos e o Gru­po Cer­ta­no.
  Pro­prie­tá­rio da ­Luam In­dús­tria e Co­mér­cio de Ali­men­tos, Amau­ri An­tu­nes afir­ma que a ins­ta­la­ção da em­pre­sa, em fun­cio­na­men­to há oi­to ­anos, te­ve a for­ça do se­tor no mu­ni­cí­pio co­mo prin­ci­pal mo­ti­va­ção. ‘‘Cam­ba­rá sem­pre se no­ta­bi­li­zou no seg­men­to. Eu já ha­via tra­ba­lha­do nu­ma in­dús­tria da­qui e ti­nha o ‘‘­know ­how’’ pa­ra to­car meu ­negócio’’, diz. A pro­du­ção che­ga, atual­men­te, a 250 to­ne­la­das men­sais, com um nú­me­ro de 100 co­la­bo­ra­do­res, to­dos de Cam­ba­rá. A ­maior par­te da pro­du­ção é co­mer­cia­li­za­da com ou­tros es­ta­dos, prin­ci­pal­men­te São Pau­lo.
  Uma das pio­nei­ras em Cam­ba­rá, a Mi­che­la­to ali­men­tos co­me­çou em 1941 pro­du­zin­do de­ri­va­dos do mi­lho. Co­nhe­ci­da co­mo Pro­du­tos Ya­yá a mar­ca, as­sim co­mo a ­Luam, che­ga a vá­rias par­tes do Bra­sil. ‘‘Te­mos ne­gó­cios até com as in­dús­trias ­aqui. Nos­so cre­me é uti­li­za­do na fa­bri­ca­ção de bis­coi­tos por em­pre­sas de ­Cambarᒒ, diz An­to­nio Car­los Mi­che­la­to, um dos pro­prie­tá­rios.
  Ou­tra in­dús­tria de des­ta­que é o gru­po Cer­ta­no, atual­men­te pre­si­di­do por ­Luis An­to­nio ­Dias. No ra­mo ali­men­tí­cio des­ta­ca-se co­mo pro­du­tor de açú­car, bo­la­chas, ca­fé e acho­co­la­ta­dos, mas tra­ba­lha tam­bém co­mo dis­tri­bui­do­ra de ar­ti­gos pa­ra hi­gie­ne e lim­pe­za.
  So­bre a his­tó­ria da em­pre­sa, ­Dias es­cla­re­ce que o gru­po sur­giu na dé­ca­da de 1970, atuan­do no ra­mo de se­cos e mo­lha­dos, pas­san­do a in­dus­tria­li­zar al­guns pro­du­tos. As ati­vi­da­des, se­gun­do ele, fo­ram di­mi­nui­das en­tre 1986 e 1993. ‘‘Em 93 hou­ve a ne­ces­si­da­de de as­su­mir­mos a em­pre­sa e mu­dar­mos o tra­ba­lho que con­sis­tia ape­nas na dis­tri­bui­ção de pro­du­tos de ou­tras mar­cas. In­ves­ti­mos na in­dus­tria­li­za­ção de pro­du­tos que le­vas­sem o no­me ­Certano’’, re­la­ta.
  Com opi­niões se­me­lhan­tes os em­pre­sá­rios elen­cam fa­to­res que fa­vo­re­cem o se­tor no mu­ni­cí­pio, co­mo a lo­ca­li­za­ção – cer­ca de 600 qui­lô­me­tros da saí­da pa­ra paí­ses do Mer­co­sul via Foz do Igua­çu (Oes­te) e 500 km dos por­tos de Pa­ra­na­guá e San­tos (SP) –, ­Além de in­cen­ti­vos fis­cais da pre­fei­tu­ra.
  ­Dias des­ta­ca ain­da a im­por­tân­cia do diá­lo­go e da aju­da mú­tua en­tre os in­dus­triais de Cam­ba­rá pa­ra o cres­ci­men­to dos ne­gó­cios.
  Ape­sar do ce­ná­rio po­si­ti­vo, a fal­ta de mão de ­obra é na vi­são dos em­pre­sá­rios, uma bar­rei­ra a ser ven­ci­da. ‘‘So­fre­mos com a fal­ta de mão de ­obra qua­li­fi­ca­da. Da­mos pre­fe­rên­cia a ­quem é de Cam­ba­rá, mas não é fá­cil en­con­trar pro­fis­sio­nais por ­aqui’’, ar­gu­men­ta ­Dias. ‘‘A fal­ta de qua­li­fi­ca­ção for­ça a im­por­ta­ção de tra­ba­lha­do­res de ou­tros mu­ni­cí­pios, as­sim o di­nhei­ro que po­de­ria fi­car no nos­so co­mér­cio vai ­embora’’, com­ple­ta An­tu­nes.

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A ci­da­de das in­dús­trias ali­men­tí­cias
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