Yushchenko assume presidência amanhã
PUBLICAÇÃO
sábado, 22 de janeiro de 2005
France Presse 
KIEVViktor Yushchenko, que assumirá amanhã o cargo de presidente da Ucrânia, terá de corresponder rapidamente às expectativas geradas pela ''Revolução Laranja'' e encontrar um difícil equilíbrio nas relações com Moscou e o Ocidente.
A cerimônia de posse de Yushchenko, para um mandato de cinco anos, vai coroar uma campanha que lhe custou caro. Segundo os médicos austríacos, ele foi envenenado com dioxina e teve o rosto desfigurado.
As festividades terão início ao meio-dia, hora local (08H00 de Brasília). O presidente eleito prestará juramento no parlamento, com a mão sobre a Constituição e a outra sobre a Bíblia, e assistirá a um desfile militar em sua homenagem.
Depois, na Praça da Independência, que foi o centro da ''Revolução Laranja'' que o levou ao poder, pronunciará um discurso solene diante de seus partidários.
O atual presidente, Leonid Kuchma, acusado por Yushchenko de comandar um ''regime criminoso'', foi convidado para a cerimônia, assim como o candidato perdedor, o ex-primeiro-ministro Viktor Yanukovich.
O presidente da Polônia, Alexander Kwasniewski, e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jaap de Hoop Scheffer, assistirão à posse de Yuschenko em Kiev, assim como o então secretário de Estado americano, Colin Powell.
Yushchenko programou sua primeira viagem como presidente a Moscou. Segundo o especialista em política, Alexandre Dergachev, trata-se de um ''gesto destinado a mostrar sua boa vontade para estabelecer uma colaboração construtiva'' com seu grande vizinho e principal associado comercial.


