Bagdá O xiita Ibrahim Al Khaafari foi eleito ontem o primeiro presidente do Conselho de Governo de transição no Iraque. O Conselho de Governo de transição, criado no dia 13 de julho pela administração civil americana no Iraque, decidiu que os nove membros da presidência rotativa, escolhidos terça-feira, exercerão a função de acordo com ordem alfabética.
''Houve um consenso sobre esse tipo de procedimento: alfabético. Foi a melhor solução'', disse à AFP Barham Saleh, representante da União Patrótica do Curdistão (UPK). Desta forma, Al Khaafari, porta-voz do partido xiita iraquiano Al Dawa, presidirá o primeiro Conselho de Governo transitório por um período de um mês.
O chefe da administração americana no Iraque, Paul Bremer, e o mais importante representante britânico, John Sawers, participaram na reunião do Conselho de Governo.
Os nove membros da presidência rotativa foram escolhidos entr as 25 pessoas que integram o Governo transitório.
Ataques Apesar da intensa buscas aos partidários do antigo regime de Saddam Hussein, os ataques prosseguiram contra as tropa americanas em Fallujah, Mossul e Baaquba.

mockup