France Presse
De Washington
‘‘A bolsa sobe e a saúde da Terra se degrada’’, denunciou a associação de defesa do meio ambiente Worldwatch Institute em seu ‘‘Primeiro informe anual do novo milênio’’.
No ‘‘Estado do mundo 2000’’, o presidente da associação, Lester Brown, destacou que, ‘‘obscurecidos pela expansão da Internet, parecemos ter perdido de vista a deterioração da saúde da Terra’’.
‘‘Seria um erro confunfir a vitalidade do mundo virtual e o estado cada vez pior do mundo real’’, continuou Brown.
Uma das maiores ameaças, em sua opinião, é o aquecimento do planeta, destacado concretamente pelo fato de que restos de homens mortos há milhares de anos têm sido encontrados nos últimos anos sobre glaciares, cujo gelo está derretido.
‘‘Nossos ancestrais emergem do gelo para nos dar uma mensagem: a Terra está esquentando’’, disse.
Entre as ameaças estão ainda, segundo ele, o desmatamento, a erosão dos solos, a diminuição de recursos de água de pesca e a extinção das espécies.
Segundo Brown, ‘‘não podemos subestimar a urgência de estabilizar a população (do mundo)’’, que atingiu os 6 bilhões de habitantes, ‘‘os quais dependem dos sistemas naturais’’. O especialista concluiu afirmando que ‘‘se continuarmos a destruição irreversível destes sistemas, nossos filhos não nos perdoarão’’.