Os Estados Unidos querem reforçar o controle do dinheiro que chega ao governo de Saddam Hussein graças ao programa das Nações Unidas ‘‘petróleo por alimento’’, declarou ontem em Bruxelas o secretário de Estado americano Colin Powell.
‘‘Faremos tudo o que pudermos para reforçar o controle dessa verba’’, afirmou Powell ao chegar à Comissão Européia onde reuniu-se com os colegas da OTAN.
Ouvido sobre a volta dos inspetores internacionais encarregados de controlar o desarmamento do Iraque, Powell respondeu que se o presidente iraquiano continuar a se opor, ‘‘se verá preso na armadilha que ele mesmo construiu’’.
Precisou que está em estudos um ‘‘reforço das sanções relacionadas ao material de destruição em massa, armas, equipamentos e outros materiais bélicos que colocam em perigo as populações da região’’. Em revanche, ‘‘poderemos aliviar as restrições ao material destinado aos civis’’, acrescentou.
O Governo Bush, segundo Powell, espera que essa nova política em relação ao Iraque seja anunciada antes da próxima reunião de cúpula da Liga Árabe, a ser realizada no fim de março, em Amã, a capital da Jordânia.

mockup