Vulcão preocupa o México
A cratera do Popocatépetl (60 km ao leste de Cidade do México) ardeu durante a noite, horas depois de uma erupção impressionante, e a silhueta do vulcão domina, ameaçadora, o povoado de San Nicolás de los Ranchos, totalmente abandonado por seus habitantes.
Tudo começou na noite de sexta-feira. Uma pequena fumaça e logo um abrasamento extraordinário, que durou mais de meia hora, explica Abel Apanco, 55, prefeito de San Nicolás, povoado localizado a apenas 10 quilômetros da cratera. O fogo reaqueceu o gelo que rodeia o vulcão. Há um risco de avalanche e inundação. Mas por sorte, a população pode ser 100% retirada, acrescentou.
A erupção provocou o lançamento de lava e material incandescente a até dois quilômetros acima da cratera e de pedras derretidas em um raio de 10 quilômetros. O presidente mexicano, Vicente Fox, indicou de imediato que havia sido declarado o alerta máximo.
Também fugiram todos os habitantes do povoado de Xalitzintla, o mais próximo da cratera, localizado a menos de cinco quilômetros de San Nicolás de los Ranchos. Dois mil soldados foram mobilizados para supervisionar as operações de retirada.
Após a erupção, dezenas de milhares de pessoas foram retiradas rapidamente de 20 povoados localizados em um raio de 10 a 16 km da cratera, que poderia ser estendido a 24 km, envolvendo assim 56 mil pessoas.
Indiretamente, a erupção matou uma pessoa, Teodoro Matmoros Tenextitla, 75, que teve um ataque cardíaco em um dos povoados próximos ao vulcão, informou a Defesa Civil.





