Vulcão em Hokkaido pode entrar em erupção
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de março de 2000
France Presse
De Tóquio
Milhares de pessoas foram aconselhadas a deixar as casas ontem por causa da ameaça de uma erupção do vulcão Usu, na ilha de Hokkaido. O vulcão é um dos 200 atualmente em atividade no Japão.
De acordo com relatos de testemunhas, uma coluna de fumaça sai da cratera e a terra treme a cada cinco minutos. Os sinais de erupção foram levados a sério pelos japoneses. Mundeo Nagai, uma autoridade da cidade de Abuta, explica que como há uma forte possibilidade de que aconteça uma erupção nos próximos dias, tomamos precauções. As três cidades ao pé do vulcão decidiram evacuar os moradores mais expostos, mais idosos, e os doentes. São 5 mil em Date, 2 mil em Abuta e 1.100 em Sobetsu. Os evacuados vão ficar nas escolas, que estão vazias por causa das férias. Algumas centenas se adiantaram ao aviso e foram para casas de parentes. Foram distribuídos cobertores e alimentos pelas escolas da área.
Foi instalado um núcleo para controle de emergências na casa do primeiro-ministro Keizo Obuchi. Cerca de 3.300 militares e 500 policiais estavam em estado de alerta. No total, 49.200 pessoas vivem ao pé do Monte Usu, entre um lago e o mar. O vulcão fica em Hokkaido, a grande ilha ao norte do arquipélago, a 70 km ao sudoeste da capital Sapporo.
O monte Usu, de 732 metros de altitude, começou a mostrar atividade mais forte do que o usual na segunda-feira. O ritmo dos tremores se acelerou e foram registrados mais de 700 deles nas primeiras horas de quarta-feira. Dois dos abalos atingiram 3,5 na escala aberta Ritcher.
O vulcão teve uma forte erupção, que criou um novo cone, em 1949. Na última delas, em 1978, não deixou vítimas diretas, mas três pessoas morreram um ano mais tarde quando fortes chuvas provocaram deslizamentos de rochas criadas pela deposição de magma da erupção.