Votação do plano para retirada de Gaza é suspensa
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 31 de maio de 2004
Agência Folha 
São Paulo - Lutando para conseguir maioria parlamentar, o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, adiou em uma semana a votação na Knesset (Parlamento) do plano de retirada unilateral da faixa de Gaza. Sharon deveria apresentar ontem seu novo plano ao Parlamento para que fosse votado, a pedido de 40 dos 120 deputados da Knesset.
Entretanto, na manhã de ontem, o presidente da Knesset, Reuven Rivlin, adiou a votação alegando que Sharon teria outros ''compromissos''. Os trabalhistas acusaram Sharon de ter ''fugido'' e se retiraram em sinal de protesto. Outros dois partidos da oposição retiraram sua moção de censura, exigindo a presença de Sharon na Câmara.
O ministro ultradireitista Avigdor Lieberman, contrário ao desmantelamento das colônias, advertiu que seu partido ''não hesitaria em votar'' contra a retirada das 21 colônias da faixa de Gaza e de quatro assentamentos do norte da Cisjordânia. O ministro israelense da Defesa, Shaul Mofaz, declarou na rádio pública que Israel é favorável à retirada total da faixa de Gaza.


