Violentos combates terrestres em Najaf
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 31 de março de 2003
Lachlan Carmichael<br>France Presse 
Perto de Najaf Os primeiros combates diretos entre as tropas norte-americanas e a Guarda Republicana iraquiana prosseguiam ontem perto de Karbala, enquanto nas principais cidades do Sul prosseguem os confrontos.
Os combates começaram na noite de domingo, a leste de Karbala (a 100 km de Bagdá) entre as forças da Terceira Divisão de Infantaria (3ID) e unidades da Guarda Republicana iraquiana, informou o coronel Will Grimsley, comandante da primeira brigada da divisão.
''É o primeiro contato sério direto'' com a GR, declarou à AFP este oficial em Najaf, a poucas dezenas de quilômetros ao sul de Karbala.
Outros oficiais norte-americanos na área assinalaram que 200 combatentes iraquianos foram mortos, feridos ou aprisionados nos confrontos, preferindo não falar das baixas em suas fileiras.
Paralelamente a esses combates, os aviões norte-americanos e britânicos continuavam bombardeando ontem os subúrbios de Bagdá, onde supostamente estão acantonadas as forças de elite da Guarda Republicana.
Já tinham sido registradas escaramuças entre elementos da GR e os soldados da 3ID divisão blindada integrada por 20.000 homens que se encontram entre Najaf e Karbala. Helicópteros Apache atacaram na sexta-feira a divisão Medina e a Guarda Republicana perto de Karbala.
Mais ao sul prosseguiam os choques entre as forças da coalizão e os iraquianos.
O comando central norte-americano (Centcom) no Qatar afirmou ontem que 100 soldados iraquianos foram mortos e 50 aprisionados durante operações realizadas na véspera no Sul do país. O Centcom não deu conta de baixas norte-americanas.


