BerlimOs Verdes esperam algum tipo de ''recompensa'' na formação do novo Governo alemão, depois de possibilitar a continuidade da coalizão com Gerhard Schroeder, enquanto seu líder e ministro das Relações Exteriores, Joschka Fischer, tenta remendar as relações com os Estados Unidos.
O líder ecopacifista não descansou depois da tensa noite eleitoral e já começou a negociar o papel de seu partido no novo Governo.
Nos corredores do partido defende-se que os Verdes reivindiquem um quarto ministério além do Exterior, eles têm o Meio Ambiente, com Jurgen Trittin, e a Agricultura e Proteção do Consumidor, com Renate Kunast ou a inclusão do novo cargo de responsável para a Europa no ministério de Fischer.
Fischer, depois de ser ovacionado como um herói, na sede do Partido Social Democrata (SPD), junto com Schroeder, mostrou-se ontem disposto a revelar pouco do que foi negociado no primeiro contato noturno com o recém-reeleito chanceler.
''As negociações serão feitas no clima de cooperação e vontade comum de manutenção da coalizão'', disse Fischer, ''com os olhos nos conteúdos, não no maior ou menor número de ministérios''.
Reação de WashingtonO Governo norte-americano driblou o protocolo ontem e evitou parabenizar o chanceler (primeiro-ministro) alemão, Gerhard Schroeder, pela vitória de sua coalizão nas eleições de domingo.
''O povo da Alemanha falou e os Estados Unidos trabalharão com o Governo alemão em assuntos de interesse comum'', declarou o Governo em uma declaração oficial lida por um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Sean McCormick. A declaração não inclui a habitual felicitação de cortesia ao vencedor de uma eleição.

mockup