Venezuela pede ajuda internacional
PUBLICAÇÃO
sábado, 03 de agosto de 2002
Caracas - A Venezuela solicitou à OEA, ao Centro Carter e ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apoio para um diálogo entre o governo e a oposição, em meio a uma crise política iniciada com a tentativa de golpe de Estado de abril, informou o jornal El Nacional ontem.
Uma mensagem foi enviada pelo vice-presidente venezuelano, José Vicente Rangel, ao secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), César Gaviria, à diretora regional do PNUD, Elena Martínez, e à diretora para as Américas do Centro Carter, Jennifer McCoy, revelou o jornal.
''Me permito solicitar-lhe, em nome do Governo da República Bolivariana da Venezuela, o apoio necessário para facilitar a concretização de um mecanismo consensual de aproximação entre o Governo, os diferentes personagens da oposição e outros setores da vida nacional'', destaca a carta.
Rangel saudou positivamente a visita em julho do ex-presidente americano Jimmy Carter, líder do Centro Carter, assim como a reunião de quinta-feira da semana passada entre esse organismo, o PNUD, a OEA e o presidente Hugo Chávez.
Nessa reunião, os três organismos fizeram uma proposta formal de ajuda para a formação de um mecanismo de busca de uma solução para o conflito na Venezuela, informou também o jornal El Nacional.