Vendas de iPhone 5 chegam a cinco milhões
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
<br> France Presse <br> 
Nova York - O grupo Apple anunciou ontem a venda de mais de 5 milhões de seu novo smartphone iPhone 5, lançado na sexta-feira em nove países, uma cifra que desapontou analistas e pressionou os preços das ações da empresa.
As ações da Apple caíram mais de 2% na abertura da bolsa nesta segunda-feira, antes de reduzir as perdas. Analistas disseram que a gigante tecnológica do Vale do Silício estava enfrentando restrições de oferta que limitaram as vendas do novo smartphone.
''A demanda pelo iPhone 5 é incrível e estamos trabalhando muito para colocar um iPhone 5 nas mãos de cada cliente que quer um, o mais rápido possível'', comentou o diretor executivo do grupo, Tim Cook, em um comunicado.
''Nós esgotamos nosso estoque inicial, mas as lojas vão receber o produto normalmente e os consumidores poderão continuar a encomendá-los on-line'', acrescentou.A Apple lançou na sexta-feira a última versão do seu famoso smartphone, provocando longas filas em nove países.
O telefone estará disponível em mais de 22 países até o final da semana e em 100, até o fim do ano.''Agradecemos a paciência e estamos trabalhando para oferecer iPhones 5 em número suficiente para todos'', disse Cook.
A Apple também informou que o sistema operacional do novo celular, o iOS 6, foi baixado por ''mais de 100 milhões de aparelhos iOS'' desde o lançamento na semana passada.
Analistas esperam grandes vendas do iPhone 5, que é mais leve, mais fino e mais potente que os anteriores, apesar de o aparelho ter atraído apenas comentários mornos e gerado reclamações por causa de seu programa de mapas propenso a falhas.
Às 11h40 de Brasília, as ações da Apple caíam 1,42% a 690,17 dólares.
Brian White, da Topeka Capital Markets, disse que as vendas do iPhone 5 foram ''abaixo das expectativas'' e acrescentou que ''nossas expectativas estavam no nível mais baixo''.
''Acreditamos que este déficit se deve, em grande parte, à disponibilidade e ao fato de que a maioria dos clientes optar pela pré-venda,'' disse White em uma nota aos clientes.
''Continuamos sendo compradores agressivos da Apple, com qualquer fraqueza no mercado de ações, acreditamos que a Apple tem outro grande sucesso em suas mãos com o iPhone 5 e esperamos o lançamento do 'iPad Mini' nas próximas semanas''. Na semana passada, analistas do Deutsche Bank aumentaram suas projeções para o total das vendas do iPhone, para entre cinco e seis milhões na semana de estreia e 138 milhões até o fim de 2012. Ben Reitzes, da Barclays, disse que a Apple está ''enfrentando dificuldades de produção significativas'', mas que isso fará as vendas recuarem apenas um pouco.
''Acreditamos que nossas projeções para a Apple podem até ser conservadoras depois da quarta semana de setembro. Reiteramos nossa avaliação e nosso preço alvo de US$ 810'', disse ele em nota aos clientes. Alguns analistas argumentam, contudo, que a Apple ficou aquém das expectativas, enquanto outras empresas como a Samsung melhoraram as ofertas concorrentes, devido ao sistema operacional do Google, o Android.
A Apple também enfrenta críticas por substituir o aplicativo de mapas do Google pelo próprio programa, cheio de erros. Muitos usuários reclamaram que os novos mapas localizaram alguns lugares incorretamente e ignoraram outros completamente.


