Genebra - O simples gesto de se lavar as mãos pode salvar a vida de um milhão de crianças por ano no mundo, segundo a Unicef, que organizou para hoje o primeiro Dia Mundial da Lavagem de Mãos. A cada dia no mundo, 5.000 crianças de menos de cinco anos morrem de doenças diarréicas, indicou ontem a porta-voz da Unicef em Genebra Véronique Taveau. ‘‘A metade destas mortes pode ser evitada se as crianças desenvolverem o hábito de se lavar as mãos com sabão, antes do almoço e depois de ir ao banhei-ro’’, afirmou.
  ‘‘O Dia Mundial da Lavagem de Mãos abre uma verdadeira batalha planetária pela higiene, cujos protagonistas serão as próprias crianças’’, anunciou Taveau. ‘‘São as crianças, em casa com a família ou na comunidade, que vão introduzir em seu meio um gesto simples que salva vidas’’, continuou.
  Em mais de 60 países em desenvolvimento, principalmente na Ásia e na África, atividades em escolas vão sensibilizar as crianças à higiene. A lavagem de mãos não é de longe uma prática corrente em muitos destes países: vai de zero a 34% das crianças, segundo a Unicef.
  Na Ásia, as condições de higiene são particularmente precárias na Índia, em Bangladesh e no Afeganistão. No África Ocidental, a diarréia é a terceira causa da mortalidade infantil.
  Lavar as mãos com sabão é o meio mais eficaz e mais barato de prevenir mortes por diarréia e reduzir os riscos de cólera e de pneumonia

mockup