Um scanner da NASA ajudará na detecção precoce do câncer do seio
PUBLICAÇÃO
domingo, 30 de janeiro de 2000
France Presse
De Cabo Canaveral
Um scanner inventado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e que permite o diagnóstico precoce do câncer do seio foi aprovado pelas autoridades norte-americanas de saúde (FDA) para ser posto no mercado, anunciou nesta semana a agência espacial.
O aparelho, chamado de Bioscan System, é um fotômetro infravermelho (QWIP, Quantum Well Infrared Photodetector), que permite registrar as variações do fluxo sanguíneo em torno dos tumores cancerosos, causadas pelo óxido de enxofre emitido pelas células afetadas.
Extremamente sensível, o aparelho é capaz de registrar variações da temperatura de 0,015 grau Celsius e dispõe de uma velocidade de 200 imagens por segundo.
Inventado por Sarath Guanapala um engenheiro do Jet Propulsion laboratory (JPL) de Pasadena, um laboratório de pesquisas da NASA , o aparelho utiliza ainda uma tecnologia teletermometria dinâmica, elaborada por Michael Anbar, um cientista da empresa norte-americana OmniCorder Technologies, com sede em Stony Brook (Nova Iorque).
Estas duas tecnologias operam juntas para dar uma imagem da área analisada e proporcionar à medicina um diagnóstico imediato, assegurou Nancy Lovato, uma porta-voz da agência norte-americana.