A televisão alemã ARD afirmou ontem que os aviões americanos A-10 e os helicópteros Apache envolvidos na guerra dos Bálcãs utilizam munição radioativa, o que constitui ‘‘uma ameaça para os próprios pilotos e também para a população civil’’.
A ARD, o primeiro canal da tevê alemã, acrescentou que o Exército americano já havia utilizado esse tipo de munição a base de urânio na Guerra do Golfo, contra Iraque.
As Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr), ao comentar a notícia da rede de televisão, garantiram que os caça-bombardeiros alemães que participam dos ataques da Otan não possuem esse tipo de armas.
Hans-Peter von Kirchbach, inspetor-geral da Bundeswehr, sublinhou que esses projéteis radioativos ‘‘nunca foram utilizados pelo exército alemão’’.
A rede ARD afirmou que o núcleo das granadas antitanques, disparadas pelos A-10 e os Apache, é constituído de urânio radioativo que, quando atinge o alvo, libera uma substância perigosa à saúde.
No Iraque, em particular na região de Basra, a população civil sofre agora as consequências da radiação liberada e os casos de tumores cancerígenos nesta zona - segundo a emissora - se multiplicaram e inclusive muitos soldados americanos que participaram da guerra contraíram a doença mortal.

mockup