O ‘‘turista do espaço’’, o americano Dennis Tito, declarou ontem em Baikonur que seu vôo espacial previsto para sábado será o início de uma nova carreira e que a Nasa, que em princípio se opunha a sua viagem à ISS, ‘‘vai ficar finalmente satisfeita’’ com isso.
‘‘É muito difícil compreender o motivo das objeções da Nasa’’, disse Tito no encontro com a imprensa na cidade de Baikonur, próximo do local de onde partirá no sábado junto com astronautas russos rumo à Estação Espacial Internacional.
‘‘Acredito que este vôo será muito bom para a Nasa. A estação ISS precisa de publicidade positiva. Acredito que a Nasa ficará muito satisfeita que eu tenha realizado este vôo’’, acrescentou.
‘‘Não se trata de férias, mas do sonho da minha vida. Começo uma nova carreira, mas pode-se dizer também que é um investimento’’, afirmou o milionário americano, de 60 anos de idade, que pagou 20 milhões de dólares à Agência Espacial Russa para participar desta viagem.
DificuldadesUm problema em um dos computadores da Estação Espacial Internacional (ISS), detectado ontem, obrigou os astronautas a atrasar em um dia as manobras previstas com o braço robô canadense Canadarm2, anunciou o centro Johnson em Houston (Texas, EUA).

mockup