São Paulo - Após deixar 17 mortos e dezenas de desaparecidos no Japão ontem, o tufão Wipha perdeu força e se transformou em tempestade tropical. De acordo com a agência meteorológica do país, o Wipha seguia pela costa nordeste do país a 95km/h.
O tufão poupou em grande parte a capital japonesa, Tóquio, e não causou nenhum novo desastre ao passar pela usina nuclear destruída de Fukushima, de acordo com a operadora da planta.
Mais de 50 pessoas estavam desaparecidas na costa leste do Japão. Cerca de 20 mil pessoas foram orientadas a deixar suas casas devido ao perigo de inundações, e centenas de voos foram cancelados.
Dezesseis pessoas morreram na ilha de Izu Oshima, a cerca de 120 quilômetros ao sul de Tóquio, após o transbordamento de rios. Uma mulher foi levada por um rio no oeste da capital e mais de 50 pessoas estavam desaparecidas, segundo o governo.

mockup