O primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau iniciou nesta quinta-feira sua primeira visita oficial ao México, na qual se reunirá com o presidente Enrique Peña Nieto em meio a uma difícil negociação do tratado de livre-comércio de seus países com os Estados Unidos.

"O contexto regional atual demanda uma revitalização da cooperação que já existe entre nossos países", disse Peña Nieto em um artigo publicado pelo jornal canadense The Globe and Mail, na qual garante que seu governo trabalhará com o Canadá para "contribuir para a meta comum: fazer da América do Norte a região mais próspera e competitiva do mundo".

O chanceler mexicano Luis Videgaray chegou ao hangar presidencial do aeroporto da Cidade do México para receber Trudeau e sua esposa Sophie Grégoire, que chegaram de Washington, onde o presidente Donald Trump voltou a sugerir que poderá abandonar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

O mandatário canadense visitará as instalações da Cruz Vermelha do México, onde foram atendidas muitas vítimas do terremoto de 7,1 graus que sacudiu a capital mexicana em 19 de setembro.

Mais tarde, o governo mexicano oferecerá a Trudeau uma cerimônia com honras militares no Palácio Nacional, que servirá de antessala para uma reunião com Peña Nieto.