Tropas dos EUA no Uzbequistão
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 05 de outubro de 2001
France Presse<br> De Tachkent, Uzbequistão 
Mil soldados norte-americanos estão a caminho do Uzbequistão, na primeira grande mobilização de tropas de terra para uma resposta contra o Afeganistão, informou ontem uma autoridade que viaja com o secretário norte-americano de Defesa, Donald Rumsfeld. ''A 10ª divisão de montanha foi mobilizada'', afirmou esta fonte aos jornalistas que viajam com Rumsfeld do Cairo a Tachkent.
Esta divisão viaja em avião ao Uzbequistão de sua base de Fort Drum, em Nova York. Sua missão é proteger as operações militares no Uzbequistão, acrescentou.
AutorizaçãoO presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, declarou ontem que autorizou as tropas norte-americanas a utilizar um aeródromo e suas instalações para seus aviões, helicópteros e efetivos destinados a missões de ajuda.
''O Uzbequistão autoriza o uso de um de seus aeródromos e instalações'', disse Karimov depois de manter uma reunião com o secretário norte-americano da Defesa, Donald Rumsfeld.
O presidente também indicou que o Uzbequistão, que faz fronteira com o Afeganistão, está preparado para cooperar em termos de informações de inteligência, apesar de se opor que o território uzbeque seja utilizado para operações aéreas contra o vizinho país.
ProtestoCerca de 5.000 radicais islamitas se manifestaram ontem contra os Estados Unidos nas ruas da cidade paquistanesa de Rawalpindi (centro), gritando slogans de apoio a Osama bin Laden. A manifestação aconteceu sem incidentes, segundo a polícia.


