Tremor de 7,1 graus assusta Japão
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de abril de 2011
Folhapress 
São Paulo - Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu ontem a costa nordeste do Japão. Duas usinas nucleares tiveram que acionar geradores de eletricidade a diesel, mas a situação foi controlada.
O tremor atingiu as mesmas áreas afetadas pelo tremor de 9 graus que provocou um tsunami e um vazamento nuclear no Japão no dia 11 de março. Ele foi considerado por especialistas uma réplica do terremoto maior.
Um alerta de tsunami foi emitido para toda a costa nordeste do país, mas cancelado 90 minutos depois.
O terremoto foi inicialmente classificado pelo Serviço Geológico dos EUA com 7,4 graus de magnitude, mas teve a intensidade rebaixada.
O tremor aconteceu às 23h30 e provocou uma corrida aos supermercados em busca de mantimentos. Segundo a polícia do Japão, apenas sete pessoas ficaram feridas. O número de mortos na catástrofe do dia 11 de março pode chegar a 25 mil.
A agência nuclear japonesa afirmou que duas usinas nucleares, Rokkasho e Higashidori, tiveram que recorrer a geradores a diesel para manter funcionando os sistemas de resfriamento dos reatores nucleares.
Segundo especialistas, foram sistemas a diesel como esses que, atingidos pelo tsunami, pararam de funcionar em Fukushima 1 no mês passado -desencadeando o acidente nuclear.
Já a usina de Onagawa teve duas linhas de energia elétrica prejudicadas. O funcionamento do reator nuclear foi mantido por uma terceira linha, que ficou intacta.
A NHK, TV estatal japonesa, disse que foram registradas diversas ocorrências de incêndios e cortes de energia elétrica na região.''Concluímos que o fenômeno desta quinta-feira foi um tremor secundário ao de 11 de março'', declarou um porta-voz da Agência Meteorológica do Japão em entrevista à imprensa.
Cortes no fornecimento de energia elétrica também foram registrados nas províncias vizinhas de Aomori, Iwate e Akira. Embora o tremor não tenha danificado o complexo nuclear de Fukushima, as operações de contenção ao vazamento radioativo foram prejudicadas já que os funcionários tiveram de ser retirados às pressas.


