Tora Bora sofre novos ataques
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 14 de dezembro de 2001
Alfons Luna de Islamabad 
Após a rendição frustada, as forças locais afegãs retomaram ontem sua ofensiva contra a Al Qaeda em Tora Bora, onde a aviação norte-americana não interrompeu os bombardeios. O comandante afegão Haji Mohammad Zamán disse ontem que as negociações com os combatentes estrangeiros da Al Qaeda acabaram e que as forças locais lançariam uma ofensiva contra os fiéis de Osama Bin Laden.
''Não há mais negociações'', disse aos jornalistas o comandante Zamán, um dos chefes das forças locais que combatem a Al Qaeda. Pouco depois, as forças de Haji Hazrat Alí, outro comandante afegão, começaram a disparar com morteiro sobre as posições da Al Qaeda nas montanhas.
''Continuam os combates das posições dos combatentes da Al Qaeda. As forças de Hazrat Alí disparam com morteiro e já conquistaram alguns terrenos'', informou Shamsur Rehmán, um porta-voz em Jalalabad. Durante todo o dia de ontem a aviação norte-americana bombardeou intensamente a montanha de Meelawa, na zona de Tora Bora.
''Os aviões norte-americanos vêm e lançam bombas toda hora'', acrescentou Rehmán. ''Escuta-se o barulho das explosões, inclusive em Jalalabad, a cerca de 30 quilômetros de Tora Bora'', disse o porta-voz. A imprensa norte-americana informou que cerca de 40 militares das forças especiais dos EUA e 60 membros dos comandos britânicos SAS estavam na região.
Em Cabul, começou ontem uma intensa atividade diplomática com a chegada à capital do próximo chefe de governo. Hamid Karzai se reuniu com seus ministros e com Burhanuddin Rabbani para tratar da transferência de poderes mo próximo dia 22.


