Ataque ocorreu quando estudantes chegavam à escola; cinco pessoas ficaram feridas
Ataque ocorreu quando estudantes chegavam à escola; cinco pessoas ficaram feridas | Foto: Frederick J. Brown/AFP

São Paulo - Um tiroteio em uma escola da cidade de Santa Clarita, no sul da Califórnia, nos EUA, deixou pelo menos uma mulher morta e outros cinco feridos, segundo informações do Departamento de Polícia de Los Angeles. O suspeito, segundo fontes da polícia, foi ferido e levado ao hospital sob custódia.

Quatro vítimas foram levadas para o hospital Henry Mayo Newhall, sendo três homens (dois em estado grave) e uma mulher. A idade dos feridos não foi revelada. Pouco depois, o hospital confirmou a morte da mulher. Outras duas vítimas não tiveram seus paradeiros divulgados.

A polícia descreveu o suspeito como "um homem asiático de roupa preta visto pela última vez no local". Ele teria 15 anos e foi localizado após buscas nos arredores do colégio.

Alex Villanueva, xerife do condado onde o tiroteio ocorreu, disse a jornalistas que o suspeito era aluno da escola. Por segurança, outros colégios da área foram fechados e os estudantes evacuados.

O policial não deu mais informações sobre a condição de saúde do autor do ataque e nem o tipo de ferimentos que sofreu, mas disse que é possível que o adolescente tenha tentado o suicídio após o ataque. "Nenhum policial é responsável (pelos ferimentos do suspeito)... Parece que foi ele mesmo (que se feriu)", destacou Villanueva.

O ataque ocorreu quando muitos estudantes já haviam entrado na escola e outros estavam chegando. Este foi o caso de Denzel Abesamis, que viu seus colegas fugindo quando estava chegando de carro. Abesamis disse ao jornal “Los Angeles Times” que conseguiu falar com um amigo que estava escondido em uma sala com outros cinco estudantes."Sempre me preocupei que algo assim ocorresse", afirmou.

"Eu não vi meu filho, mas conversei com ele, e está tudo bem", disse a mãe de uma aluna que estava com outros pais em uma igreja próxima. "Tudo o que ele disse foi que estava entrando na aula quando alguém começou a atirar", explicou a um canal local.

Os Estados Unidos foram cenário nos últimos anos de vários ataques a tiros em escolas que comoveram a opinião pública e impulsionaram o debate sobre a venda de armas de fogo.

A tragédia ocorre quando o Senado americano debate um possível endurecimento da legislação sobre armas. (Com France Presse)