Terremoto deixa 40 mortos na África
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 04 de fevereiro de 2008
Folhapress 
São Paulo - Dois terremotos atingiram Ruanda e a República Democrática do Congo (ex-Zaire), na África Oriental, ontem, matando pelo menos 40 pessoas nos dois países, segundo autoridades.
O primeiro tremor - que teve magnitude de 6 graus, e cujo epicentro localizou-se 20 km a norte de Bukavu, na República do Congo - ocorreu às 10h30 (6h30 de Brasília). Em seguida, um segundo tremor de 5 graus na escala Richter atingiu o sul de Ruanda.
De acordo com Frank Mugambage, funcionário da Presidência, das 34 pessoas que morreram em Ruanda, dez estariam dentro de uma igreja que desabou no distrito de Rusizi, na província do Sul. Cerca de 200 pessoas também ficaram feridas em Ruanda, onde equipes procuram sobreviventes.
Na cidade de Bukavu, no Congo, o prefeito Raisi Kunda disse que cinco pessoas morreram e 149 ficaram feridas. Escolas e igrejas foram atingidas, mas a extensão dos danos não ficou claro. O país teve pelo menos mais uma vítima fatal.
Os tremores foram sentidos em vários países da região dos Grandes Lagos, segundo o Observatório Vulcanológico de Goma (OVG), situado em Kivu do Norte, no Congo.
Terremotos são comuns na região do Grande Vale do Rift - que engloba o oeste de Uganda, o leste da República Democrática do Congo, Ruanda e a vizinha Tanzânia.
Em 1966, um tremor de 7 graus na escala Richter matou 157 pessoas e feriu mais de 1.300 no vale Semliki, a oeste de Uganda.


