São Paulo- O governo de Israel pôs fim ontem ao bloqueio naval imposto ao Líbano há oito semanas, segundo anunciou Miri Eisin, porta-voz do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert. O bloqueio aéreo foi rompido na quinta-feira.
''O bloqueio naval foi levantado. A força naval da ONU, comandada pela Itália, assumiu a coordenação da região ao lado das forças armadas israelenses, que manterão o embargo à entrada de armas destinadas ao Hezbollah no Líbano'', disse Eisin.
Ontem 60 mil contêineres de mercadorias navegavam na região à espera da suspensão do bloqueio marítimo. ''Calculamos que há um número indeterminado de navios com 60 mil contêineres, que estão no mar à espera de receber o sinal verde para descarregar os bens de consumo que transportam para a população do Líbano'', disse, em entrevista coletiva, a porta-voz do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU, Christiane Berthiaume.
O fim do bloqueio marítimo era vital para o reinício da vida comercial e econômica do Líbano, já que 80% das importações libanesas chegam pelo mar, segundo a ONU.

mockup