SANTIAGO, CHILE - Uma tempestade com fortes ventos arrastou aviões, fechou o aeroporto de Buenos Aires e deixou um rastro de destruição na capital argentina na madrugada deste domingo (17), entre 2h e 4h. Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas em uma festa no hipódromo da cidade, com a queda de uma estrutura.

Durante o dia deste sábado (16), ventos de 150 km por hora também deixaram pelo menos 13 mortos e diversos feridos no município de Bahía Blanca, ao sul da província de Buenos Aires. O teto de um clube desabou durante um evento esportivo, árvores voaram e grande parte da cidade ficou sem luz.

Perto dali, em Coronel Rosales, foi confirmada a morte de outra pessoa, que se afogou ao cair em um poço. Além disso, uma mulher morreu na cidade de Moreno como resultado da queda de um galho de grande porte na via pública. As informações foram publicadas pelo jornal Clarín.

O presidente da Argentina Javier Milei chegou por volta das 14h15 a Bahía Blanca para verificar os estragos causados pela tempestade na área, que foi uma das mais afetadas.

Ele estava acompanhado por um grupo de ministros, entre eles do Interior, Guillermo Francos, e da Segurança, Patricia Bullrich. Também estava na comitiva a secretária-geral da Presidência, Karina Milei, irmã do presidente - ela foi nomeada para posição depois que o presidente ultraliberal assinou um decreto modificando uma norma que proibia o nepotismo.

Milei estava usando um casaco militar e a iniciativa gerou reclamações nas redes sociais. Enquanto alguns argentinos reclamavam do "teatro" do presidente, outros o comparavam a Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia.

Na capital, viralizaram nas redes sociais vídeos de aviões da companhia Aerolíneas Argentinas se movendo com o vento no Aeroparque, por onde grande parte dos brasileiros chega ao país. Imagens do interior do aeroporto também mostram tetos destruídos e objetos voando durante a tempestade.

De acordo com informação publicada pelo jornal Clarín e atribuída às Aerolíneas Argentinas, mais de cem voos tiveram que ser cancelados. Outros, sofreram atrasos e foram remarcados devido aos danos causados nos aeroportos, especialmente no Aeroparque.

O site da administradora Aeropuertos Argentina 2000 indica que quase todos os aviões que chegariam ali a partir das 4h foram cancelados ou deslocados para Ezeiza, a cerca de 40 minutos da capital, que seguiu operando, mas também teve voos atrasados, cancelados e desviados.

Segundo a empresa, a pista do Aeroparque foi reaberta por volta das 9h30, após a retirada dos destroços de telhados arrancados pelo vento, que ultrapassou os 100 km por hora. A assessoria de imprensa informou que houve danos em vários setores.

"A pista está operando, mas até agora [9h40] não chegou nem partiu nenhum voo. As operações serão normalizadas ao longo das horas, de acordo com as reprogramações feitas por cada companhia aérea", afirmou.

Outras imagens da tempestade também mostram prédios altos se movendo pelo vento, dezenas de árvores caídas, marquises e placas derrubadas, assim como diversos cortes de eletricidade, em toda a Grande Buenos Aires.

O jornal La Nación fala em até 200 mil pessoas sem luz, enquanto o Clarín afirma que foram registrados 500 pedidos de ajuda até nove horas da manhã.

Durante a noite deste sábado, antes dos estragos na capital, o governo de Javier Milei prestou condolências aos familiares das vítimas em Bahía Blanca, disse que estava monitorando "a delicada situação causada pela tormenta na província" e recomendou que a população ficasse em casa de madrugada.

"As rajadas de vento ultrapassaram os 150 km/h em Bahía Blanca, e há um alerta laranja em diferentes áreas da província de Buenos Aires. Neste momento, o gabinete nacional está trabalhando em conjunto com as autoridades provinciais e municipais na assistência às vítimas e no controle dos danos", escreveu a Casa Rosada em nota nas redes sociais.

Ponto turístico em Bueno Aires, a escultura Floralis Generica também sofreu danos com a tempestade e parte da estrutura de metal caiu ao chão. Ainda não se sabe a extensão do dano ao monumento.