Fortes tempestades que varrem a Europa Ocidental derrubaram um helicóptero militar italiano e afundaram no Canal da Mancha um cargueiro também da Itália repleto de produtos químicos altamente tóxicos. Pelo menos 15 pessoas morreram devido a acidentes provocados pelo mau tempo.
A queda do helicóptero causou seis das 15 mortes. Um dinamarquês que fazia parte de uma equipe de resgate se afogou quando ajudava a tripulação de um cargueiro alemão surpreendido por uma tempestade no Mar do Norte.
Oito pessoas – quatro na França, três na Grã-Bretanha e uma na República da Irlanda – morreram ontem por causa das tempestades, a maioria em acidentes de trânsito causados pela queda de árvores.
Um segundo navio, o cargueiro de bandeira italiana ‘‘Ievoli Sun’’, transportando 6 mil toneladas de produtos químicos tóxicos, naufragou no Canal da Mancha, que separa a França da Grã-Bretanha, enquanto estava sendo rebocado para o porto francês de Cherbourg. O barco, cuja tripulação foi resgatada de helicóptero na noite de anteontem, começou a afundar 60 quilômetros a oeste de Cherbourg.
O navio levava a carga para a companhia Shell Chemicals. O carregamento inclui 4 mil toneladas de estireno, um hidrocarboneto usado para a fabricação de materiais sintéticos, como o plástico. Integrantes da tripulação contaram ter visto um buraco no casco, enquanto o navio atravessava o canal em meio a uma forte tempestade.
Grupos de defesa do meio ambiente advertiram que os produtos químicos transportados pelo navio, especialmente o estireno, poderão causar graves danos ecológicos se vazarem da embarcação e chegarem à costa.
Na Itália, um helicóptero da polícia militar caiu durante a noite de anteontem próximo a uma ilha da Toscana, causando a morte de pelo menos seis de seus ocupantes. Ontem de manhã foi organizada a busca de outras duas pessoas que estavam a bordo, sendo que uma delas era um prisioneiro que estava sendo transferido da ilha de Capraia a Leghorn, na costa toscana.
O aparelho caiu logo depois de decolar, em meio a uma forte tormenta. ‘‘Não escutei nenhuma explosão’’, disse o funcionário dos serviços portuários Maurizio Capomandirola. Os esforços de busca tiveram de ser suspensos ontem devido ao mau tempo.
Em frente à costa ocidental da Dinamarca, um membro de uma equipe de resgate caiu na água e se afogou e um outro ficou gravemente ferido quando tentavam ajudar a tripulação do cargueiro alemão Faros. Os oito tripulantes do navio se refugiaram em um bote salva-vidas, mas a embarcação virou. Os tripulantes conseguiram finalmente se agarrar a um outro bote do cargueiro.
Em toda a Europa Ocidental ainda há sinais dos estragos provocados pelas tempestades de ontem. Alertas de enchentes continuam valendo para cerca de 22 rios britânicos e galeses. No norte da Inglaterra, o Rio Aire transbordou e ameaçava inundar o centro da cidade de Leeds, em West Yorkshire.
Anteontem, dezenas de vôos foram cancelados ou sofreram atrasos nos principais aeroportos da Europa. O mesmo ocorreu com o transporte ferroviário, principalmente na França e na Grã-Bretanha.