Segundo estudo, seria necessária uma rápida redução das emissões para limitar o aumento da temperatura a 2ºC
Segundo estudo, seria necessária uma rápida redução das emissões para limitar o aumento da temperatura a 2ºC | Foto: Bertrand Langlois/AFP



São Paulo - É improvável que o aumento de temperatura global até 2100 fique abaixo dos 2ºC, segundo pesquisas publicadas nesta segunda-feira (31) na revista inglesa "Nature Climate Change". Segundo uma das pesquisas, a probabilidade é que as temperaturas subam entre 2ºC e 4,9ºC até 2100. Para chegar a essa conclusão, o cientistas usaram dados de 1960 a 2010. A chance do aumento de temperatura ser inferior a 1,5ºC é de 1%.

Para fazer o cálculo, os pesquisadores utilizaram dados populacionais da ONU (Organização das Nações Unidas) para o 2100, PIB (Produto Interno Bruto) per capita dos países e as emissões relacionadas ao PIB. Os valores foram ainda adequadamente combinados às projeções climáticas apresentadas pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), da ONU.

Segundo o estudo, seria necessária uma rápida redução das emissões para limitar o aumento da temperatura a 2ºC. A pesquisa ainda afirma que é pouco provável que seja alcançado o objetivo do Acordo de Paris de zerar as emissões na segunda metade do século. Contudo, a pesquisa não leva em conta legislações futuras que podem modificar as taxas de emissões. Não foram consideradas também possíveis mudanças abruptas relacionadas a diminuições de preços de energias alternativas.

INEVITÁVEL
De acordo com outro estudo também publicado nesta segunda, na revista "Nature Climate Change", mesmo que as emissões de gases estufa parassem hoje, as temperaturas globais até 2100 subiriam mais do que 2ºC. O estudo em questão leva em consideração emissões passadas. "Mesmo em um cenário irrealisticamente otimista de que as emissões de gases-estufa fossem abruptamente interrompidas, certa quantidade de aquecimento futuro é inevitável", afirmam os cientistas na pesquisa.