Talibãs criticam Malala após Nobel
PUBLICAÇÃO
sábado, 13 de dezembro de 2014
France Presse 
Islamabad - O movimento talibã paquistanês criticou ontem a ativista Malala Yousafzai, premiada nesta semana com o Nobel da Paz, classificando-a como "um soldado contra a sociedade". Malala se converteu em símbolo mundial da luta pela educação das meninas depois de sobreviver em 2012 a um ataque dos talibãs, que interceptaram o ônibus escolar onde ela viajava e atiraram em sua cabeça.
Muhammad Umar Khorasani, porta-voz da principal facção do Movimento Talibã Paquistanês (TTP), disse à France Presse que Malala havia ganhado o prêmio Nobel por "promover a cultura ocidental, não a educação".
"O pai de Malala, Ziauddin, chegou a um acordo com as potências ocidentais para destruir a sociedade pashtun e o Paquistão", declarou Khorasani, em referência ao grupo étnico majoritário no Noroeste do País, zona de onde Malala é originária. "Está usando Malala como um soldado contra a sociedade islâmica e o ensino do Islã", afirmou.


