O regime Taliban fechou, ontem, a Organização Não-Governamental Shelter Now International (SNI) e prendeu seus 24 funcionários, oito deles estrangeiros, acusando-os de ‘‘divulgar o cristianismo’’, anunciou a agência nacional Bajtar. Duas estrangeiras que trabalhavam para a SNI foram presas na sexta-feira, depois de terem visitado um afegão em sua casa.
A polícia prendeu outros seis estrangeiros, além dos 16 empregados afegãos da SNI, informou a Bajtar. A mesma fonte informou que a SNI dirigia uma escola, que foi fechada. Seus 65 alunos irão para um ‘‘reformatório’’, onde receberão aulas sobre o Alcorão.
Segundo a rádio Charia (estatal), citando o vice-ministro de Assuntos Religiosos, Mohammad Salin Haqqani, os funcionários da ONG ‘‘confessaram seu crime, lamentaram o ato e apresentaram suas desculpas ao Emirado Islâmico do Afeganistão’’. Um decreto do mulá Omar, chefe dos talibans, determina que todo muçulmano que se converte a outra religião pode ser condenado à morte.
A Shelter Now International é financiada pela Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda e pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas. A ONG, especializada na construção de albergues para os refugiados, já havia se mobilizado depois da invasão soviética no Afeganistão.

mockup