São Paulo - O grupo fundamentalista islâmico Taleban começou a montagem do novo governo do Afeganistão, após ter derrubado o presidente Ashraf Ghani numa ofensiva vertiginosa que culminou com a queda de Cabul.

Em Jalalabad, houve confusão quando moradores tentaram impedir os talebans de colocar a sua bandeira no lugar da nacional numa praça da cidade
Em Jalalabad, houve confusão quando moradores tentaram impedir os talebans de colocar a sua bandeira no lugar da nacional numa praça da cidade | Foto: Pajhwok/AFP

O movimento recebeu apoio velado no Ocidente, apesar de sinais de que o processo pode não ser tão simples como vende a facção radical, como a morte de três pessoas em protesto contra o grupo na cidade de Jalalabad demonstrou nesta quarta (18).

Após falar grosso e dizer que não deveria reconhecer o Taleban como governo, o premiê britânico, Boris Johnson, mudou de tom. "Vamos julgar esse regime por suas ações, e não por suas palavras. Pela sua atitude acerca do terrorismo, crime e narcóticos, assim como acesso humanitário e os direitos de meninas de receber educação", disse ele nesta quarta, enquanto era criticado pela oposição.

Londres foi a primeira sócia da invasão americana de 2001, que removeu o Taleban do poder devido a seu apoio à rede Al Qaeda, que cometeu os atentados terroristas do 11 de Setembro. Cerca de 450 britânicos morreram nos 20 anos de guerra, ante mais de 160 mil afegãos. A mudança no tom reflete as promessas feitas pelo Taleban numa série de entrevistas, inclusive a uma apresentadora da rede afegã Tolo TV.

O grupo tenta se mostrar evoluído e mais distante do regime aberrante que conduziu de 1996 a 2001, após ganhar a guerra civil afegã que emergiu dos escombros da ocupação soviética de 1979-1989. Desde que ocupou Cabul, os talebans disseram que vão respeitar as mulheres, que eram oprimidas em seu governo, a imprensa e os antigos inimigos. Tudo, e aí está o pulo do gato, sob a ótica da sharia, a lei islâmica.

Na sua primeira encarnação, o conjunto legal religioso era interpretado de forma desviante e literal, gerando massacres, punições draconianas e a supressão de direitos. Homens tinham de deixar a barba crescer, e o uso da burca (vestimenta tradicional pashtun, a etnia dos talebans) era obrigatório.

Apesar de toda a fanfarra de que agora será diferente, abundam relatos de práticas tipicamente talebans nas cidades recém-ocupadas pelo grupo. Um dos mais simbólicos emergiu nesta quarta, com a derrubada de uma estátua do líder hazara Abdul Ali Mazari em Bamiyan, cidade que ficou tristemente famosa quando o Taleban, em 2000, explodiu dois Budas gigantescos esculpidos em pedra. Os hazaras, xiitas em oposição ao sunismo purista dos talebans, são uma das minorias que mais sofreram durante o primeiro governo taleban.

A reportagem ouviu, nos últimos dias, relatos de que os membros do grupo em Cabul estão em pânico e sem condições de sair da capital. A cidade, aliás, registra diariamente prisões arbitrárias nas ruas, conforme vídeos que circulam em redes sociais. Esse tipo de exposição não havia em 2001, quando nem água corrente havia em Cabul, o que deve dificultar a vida do Taleban na era do Twitter e do TikTok.

Mesmo assim, ainda há muita gente com medo. No último contato com a reportagem da Folha de S. Paulo, o jornalista Ahmed Ali afirmou que ele e sua família seguiam escondidos perto da capital e que há mensagens incessantes no celular avisando sobre batidas atrás de pessoas identificadas com os ocidentais, o que torna a patrulha digital incerta como fator moderador do Taleban.

Seja como for, tal comedimento para consumo externo é mais facilmente exercido na capital, onde ainda há jornalistas ocidentais e afegãos ativos. Segundo a Reuters ouviu do grupo, a ordem foi de não celebrar a vitória de domingo no estilo tradicional —tiros ao alto, saques e eventuais assassinatos de transeuntes.

Basta, no entanto, ir a 150 km da capital, em Jalalabad, a grande cidade que liga Cabul à fronteira paquistanesa. Nesta quarta, houve confusão quando moradores tentaram impedir os talebans de colocar a sua bandeira no lugar da nacional numa praça da cidade. Capital da província de Nangarhar, a cidade sempre foi ponto refratário ao Taleban, tendo caído nas mãos das forças da antiga Aliança do Norte antes do que Cabul em 2001. Ao menos três pessoas foram mortas, segundo relatos da imprensa paquistanesa.

O incidente pode não sinalizar uma guerra civil, até porque o poderio do Taleban por ora parece consolidado, mas mostra que a versão "light" apresentada para as TVs ocidentais cairia bem para os EUA e aliados. Afinal de contas, o presidente americano, Joe Biden, está sob fogo devido à saída atabalhoada do país e à falta de informações acerca da fragilidade do governo que caiu. Já para os afegãos, a versão do Taleban poderá ser outra.