Taleban anuncia que mil civis morreram
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 22 de outubro de 2001
France Presse<br> De Islamabad 
Mil afegãos inocentes morreram nos bombardeios norte-americanos no Afeganistão, avaliou ontem o embaixador taleban na capital paquistanesa durante uma coletiva de imprensa. ''O rosto brutal e desumano dos Estados Unidos começa a ficar evidente'', acrescentou o embaixador Abdul Salam Zaif.
''Isso inclui homens, mulheres e crianças. Hoje, um hospital foi bombardeado, causando mais de cem mortes'', acrescentou, referindo-se ao bombardeio do hospital de Herat, uma cidade do Oeste do Afeganistão.
O número de vítimas civis anunciado pelas fontes talebans não pode ser comprovado. Somente algumas mortes foram confirmadas por fontes independentes desde o início dos bombardeios norte-americanos no Afeganistão, no dia 7 de outubro.
HospitalUm hospital de cem leitos da cidade de Herat (Oeste do Afeganistão) foi destruído pelas bombas norte-americanas lançadas domingo, anunciou ontem em Cabul o diretor da agência oficial de notícias dos talebans. Abdul Hanan Hemat disse que o hospital estava lotado de pessoal médico e pacientes quando foi atingido por uma bomba norte-americana. Ainda não foi possível obter confirmação do fato por parte de fonte independente.
Em Washington, o Pentágono assinalou ontem que não estava em condições de confirmar que bombardeios norte-americanos tenham atingido domingo à noite o hospital da cidade de Herat. ''Não tenho condições para confirmá-lo, as informações provenientes dos talebans me parecem muito discutíveis'', disse um porta-voz do ministério da defesa norte-americano, Bryan Whitman.
Outro enganoUm avião de guerra norte-americano bombardeou posições da oposição afegã por engano, durante a terceira onda de ataques efetuada pela aviação dos Estados Unidos na linha de frente norte de Cabul, constataram testemunhas, ontem. Quatro fotógrafos disseram que estavam numa das posições da oposição, na linha de frente, quando um aparelho, que parecia ser um F-16, começou a sobrevoar a área. Pelo menos duas bombas caíram perto dessas posições e uma atingiu também um setor sob controle taleban, perto de Qalai Nasru, no oeste da antiga base aérea de Bagram, a uns 45 km de Cabul, informaram.
Os combatentes da oposição que acompanhavam os fotógrafos deixaram suas posições depois dos ataques. ''Perguntaram se tínhamos um telefone para conversar com os norte-americanos e lhes dizer que haviam cometido um erro'', disse um correspondente.


