Soldados garantem prisão de Saddam
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 19 de dezembro de 2003
France Presse 
Fallujah Unidades americanas percorreram ontem, durante três horas, as ruas da cidade rebelde sunita de Fallujah, afirmando através de alto-falantes que ''Saddam Hussein foi efetivamente capturado, e não um de seus sósias''.
''Morador de Fallujah, é Saddam Hussein que foi preso, e não um de seus sósias. Nem Saddam, nem o partido Baath voltarão ao poder'', repetiam os militares.
Fallujah é um dos bastiões sunitas fiéis ao ex-ditador. A cidade foi o cenário de manifestações de alegria segunda-feira passada, ao se propagar um rumor de que Saddam Hussein ainda estava livre.
Manifestações semelhantes foram promovidas na cidade vizinha de Ramadi, assim como em Mossul, em Baaquba (norte) e no bairro bagdali de Aazamiyah.
Prisão perpétua - O líder curdo Jalal Talabani expressou a preferência de que o ex-ditador seja condenado à prisão perpétua, e não à pena de morte, segundo o jornal Washington Times. ''Quero que ele sofra diariamente, com a consciência de como as pessoas o odeiam'', enfatizou Talabani.
Depressão mata Uma mulher de 70 anos, deprimida com as imagens difundidas pela televisão do presidente iraquiano deposto Saddam Hussein capturado, foi acometida de uma crise cardíaca e morreu, informou ontem o jornal jordaniano Al-Rai.
Um parente garantiu que a prisão foi a causa da morte.


