São Paulo - O terremoto de magnitude 6,4 que atingiu Taiwan na noite de anteontem deixou ao menos 64 feridos, causou cortes no fornecimento de energia elétrica, afetou brevemente o mercado de ações e causou incêndios no sul da ilha. As autoridades disseram que as vítimas tiveram ferimentos leves depois do terremoto, que atingiu o país às 8h18 (21h18 no horário de Brasília). Alguns foram atingidos por árvores, pedaços de paredes e objetos que caíram com o tremor.
O terremoto causou incêndios, principalmente por rompimentos em encanamentos de gás, entre eles o de uma fábrica têxtil da cidade de Tainan, causando perdas de mais de US$ 3 milhões. O epicentro do tremor foi situado a 70 quilômetros de Kaohsiung, a principal cidade do Sul de Taiwan, mas o abalo foi sentido, inclusive, na capital Taipé, no Norte da ilha, onde mais de 54 mil casas ficaram sem luz.
O sismo foi localizado a uma profundidade de 35 quilômetros. O governo do país não emitiu alerta de tsunami. O presidente taiwanês, Ma Ying-jeou, criou um grupo especial de resposta para ajudar as pessoas afetadas. Pelo menos cem escolas foram total ou parcialmente destruídas. Também foram registrados danos graves em pelo menos três edifícios e uma ponte no distrito de Kaohsiung (Sul). O serviço do metrô em Kaohsiung e de trem de Alta Velocidade no Sul da ilha foram suspensos, mas já voltaram à normalidade.
Terremotos são frequentes em Taiwan, que fica sobre uma área sismologicamente instável da bacia do Pacífico. Um dos piores tremores já registrados em Taiwan aconteceu em setembro de 1999, quando um abalo sísmico de magnitude 7,6 matou mais de 2,4 mil pessoas e destruiu ou danificou 50 mil edifícios. Em 2006, um terremoto de magnitude 6,7 atingiu o Sul da Kaoshiung e danificou rede de fios no oceano, prejudicando os serviços de internet e telefone de milhões de pessoas na Ásia.

mockup