Sob críticas, Bush divulga plano energético
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de janeiro de 2007
Folhapress 
Washington (EUA)- O governo deve reduzir o seu próprio consumo de gasolina e aumentar o de bioenergéticos para dar o exemplo ao país, disse o presidente Bush durante almoço ontem, em uma instalação de pesquisas de combustíveis alternativos em Wilmington, no Estado do Delaware, em que deu mais detalhes do plano energético anunciado na terça.
''Não sei se vocês sabem, mas estamos consumindo hoje 18,9 bilhões de litros de etanol, um aumento de 300% em cinco anos'', disse o presidente. Na terça, ele defendeu que os EUA reduzam seu consumo de gasolina em 20% em dez anos, e que a diferença seja complementada principalmente por um aumento no uso de etanol.
A medida encontrou grande recepção na bancada ruralista, especialmente entre os produtores de milho -nos EUA, o maior produtor do combustível do mundo, o etanol vem principalmente do milho, diferentemente de no Brasil, o segundo maior, onde é a partir da cana.
O problema é que há um limite para o uso do milho para a fabricação do combustível, disse Bush.


