São Paulo- A Síria abriu fogo ontem contra aviões israelenses que invadiram seu espaço aéreo, informou a agência oficial de notícias síria, Sana. O primeiro-ministro de Israel , Ehud Olmert, disse desconhecer a incursão aérea no país inimigo.
Se for confirmado, o incidente terá sido o mais grave entre os dois países desde a Guerra do Líbano, no ano passado, quando o Exército israelense bombardeou durante 34 dias o grupo radical libanês Hizbollah. Com o apoio da Síria, o Hizbollah respondeu com o disparo de foguetes contra cidades israelenses.
''Aviões inimigos israelenses penetraram o espaço aéreo sírio do mar Mediterrâneo, dirigindo-se ao nordeste e rompendo a barreira do som'', disse um porta-voz militar sírio, não identificado.
O porta-voz disse ainda que os aviões israelenses lançaram munição em uma área não habitada, ''sem causar danos materiais ou humanos'', antes de fazer um alerta.
O Exército israelense não comentou o episódio, alegando que ''não tem o hábito de reagir a tais relatos''. Horas depois, contudo, o premiê Ehud Olmert disse não ter conhecimento de qualquer invasão israelense do espaço aéreo sírio.

mockup